Notícias
A Associação os Minhotos de Clichy, da região de Paris, em colaboração e com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro promoveu, a 30 de junho, uma concentração juvenil no Centro Náutico de Rio Caldo.

Com a participação de crianças de todo o Distrito de Braga, foi assim proporcionada uma viagem na embarcação Turística “Rio Caldo”, colocando assim os “Meninos a Sonhar nas Águas do Gerês”, além de outras atividades e ainda a presença e atuação do cantor Zé Amaro.
Para além do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, da Senhora Vereadora, Drª Ana Genoveva e do Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Terras de Bouro, Dr. Augusto Braga, estiveram também presentes no evento o Senhor Avelino Soares, Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Rio Caldo, Serafim Alves e os responsáveis da Associação os Minhotos de Clichy, entre eles, o empresário terrabourense, Miguel Pires.
O número de participantes na concentração, que teve no local o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa (Núcleo de Rio Caldo),a quem desde logo expressamos o nosso agradecimento, ascendeu, ao longo do dia a cerca de 400, o que animou e coloriu ainda mais nesse dia o espaço do Centro Náutico de Rio Caldo e as áreas adjacentes.
No âmbito da preparação e realização das Festas Concelhias de Terras de Bouro, que se irão realizar de 2 a 6 de agosto, decorreu a 29 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma reunião alusiva à preparação logística, aspetos de segurança, mapeamento, localização da animação e esquematização das atividades festivas inerentes ao Cortejo Etnográfico, Corrida de Cavalos, Espetáculo Musicais, atos religiosos e lançamento de fogo-de-artifício.
No encontro de trabalho e para além da presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo e da Senhora Vereadora do Município, Dr.ª Ana Genoveva, estiveram também representadas as entidades envolvidas: GNR, Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, Proteção Civil Municipal e Cruz Vermelha de Terras de Bouro.
O Salão Nobre dos Paços do Concelho irá receber no dia 29 de junho, pelas 20:30 horas, uma Sessão Ordinária da Assembleia Municipal que versará a seguinte ordem de trabalhos:
1. Apreciação da atividade do Município, bem como da situação financeira do mesmo, nos termos definidos na alínea c) do n.º 2, do art.º 25, do Decreto - Lei nº75/2013 de 12 de Setembro;
2. Análise para conhecimento de proposta sobre reconhecimento de prescrição de dívidas – Lei dos Serviços Públicos;
3. Análise e votação da segunda revisão às Grande Opções do Plano para 2018;
4. Pedido de autorização de cessão da posição contratual no contrato de aquisição de serviços celebrado em 27.07.2017, com o contraente “Armindo Costa Serra Cruz Martins & Associados, SROC;
5. Regulamento de Exploração e Utilização da "Casa dos Bernardos".
O Auditório do Museu da Geira, no Núcleo Museológico de Campo do Gerês, recebeu a 27 de junho a Final Transfronteiriça do evento UP CÁVADO: Escolas.
O evento juntou cerca de 40 alunos do ensino secundário e respetivos professores, oriundos da região do Cávado, Alto Minho e Ourense (Espanha). Foram assim apresentadas ideias e também projetos de trabalhos empreendedores, os quais o Município de Terras de Bouro felicita e que foram desenvolvidos ao longo do ano letivo no âmbito do plano Empreendedorismo nas Escolas.
Projetos vencedores:
1º. lugar
Easy Feed Animal
Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde
2 º. lugar
Safe Student
ES Henrique Medina - Esposende
3º. lugar
Ruta XVIII
Escola de Portovello - Ourense
No âmbito do protocolo de colaboração anteriormente estabelecido entre o Município de Terras de Bouro e a organização da Braga Cup, a Senhora Vereadora do município, Dr.ª Ana Genoveva, representou o nosso concelho a 22 de junho, na cerimónia oficial de apresentação deste assinalável evento que trará até Terras de Bouro um número considerável dos cerca de dois mil participantes na Braga Cup.
A Senhora Vereadora da Câmara Municipal de Terras de Bouro destacou a cooperação entre as várias instituições envolvidas, o que permitirá, sobretudo, mostrar o Gerês e Terras de Bouro aos participantes do torneio BRAGA CUP e seus acompanhantes, estando previstas alguma atividades, como um passeio na embarcação turística “Rio Caldo” e uma visita ao S. Bento da Porta Aberta, tudo com o objetivo de incentivar a promoção turística do concelho de Terras de Bouro.

De realçar que esta se trata de uma aposta em iniciativas que favorecem a promoção turística do território e que fomentam o intercâmbio social e desportivo com vista a potenciar rendimentos económicos para a região, sendo o evento BRAGA CUP, um torneio de futebol infantil, realizado anualmente, organizado por uma associação sem fins lucrativos e que reúne milhares de atletas de todo o país e do estrangeiro, ao longo de uma semana de competição para a afirmação e promoção desta região e destinos envolventes enquanto destino turístico. É assim do maior interesse e prossecução dos objetivos das entidades envolvidas a partilha de informação e conteúdos, de modo a que se desenvolvam sinergias e uma cooperação mais estreita e profícua.
De 1 a 7 de julho, o distrito de Braga irá assim acolher 96 equipas e cerca de dois mil atletas, provenientes de vários pontos do país e do mundo que durante sete dias irão preencher os campos de futebol da região, contribuindo assim para uma estreita cooperação entre diversas instituições a vários níveis e dimensões, quer seja a nível local, nacional ou internacional, além da clara aptidão de atração turística que esta prova também evidencia.
Refira-se, por último, que a cerimónia de abertura oficial terá lugar no dia 2 de julho, no Fórum Braga, pelas 20h30, estando as finais agendadas e consequente cerimónia de encerramento para o dia 7 de julho, no Estádio 1º de Maio.
O Município de Terras de Bouro vem, desta forma, informar, divulgar e apelar à participação na votação um projeto apresentado ao Orçamento Participativo do Estado na área da Saúde multidisciplinar ao domicílio para as regiões de interior.
Saúde multidisciplinar ao domicílio
O acesso a serviços e equipamentos das populações do interior é dispendioso em tempo e dinheiro. Para pessoas com dificuldades de mobilidade ou sem apoios familiares os serviços tornam-se inacessíveis. A qualidade de vida das pessoas residentes fora ou distantes dos grandes núcleos urbanos melhorava significativamente se em vez de se deslocarem individualmente aos serviços, os serviços se deslocassem ao lugar onde vivem.
Propõe-se a criação de consultório ambulante do SNS, começando o protejo piloto em alguns concelhos do Norte Interior, incluindo Terras de Bouro. Para além do médico de família a equipa seria constituída por enfermeiro, psicólogo e fisioterapeuta. As consultas seriam de marcação prévia, e ocorreriam uma vez por mês, procurando responder a várias necessidades de diferentes utentes no mesmo dia. Este serviço público deve ser dirigido preferencialmente a idosos, crianças e pessoas com dificuldades.
Proponente do projeto
Maria Clara de Carvalho Araújo
Este será o link para o referido projeto e consequente votação
https://opp.gov.pt/proj/814?page=2&ordering=random_order

