Vilar da Veiga está localizada na margem Sul da serra do Gerês e separada da freguesia de Rio Caldo pelo rio Gerês, o afluente do rio Cávado, que a delimita a Sul.
À semelhança da existência da freguesia, a Matriz é uma edificação recente, com altar-mor e os colaterais em estilo Barroco, sendo o orago Santo António.
Do conjunto de capelas surge em invocação a S.ª das Angústias e S.ª da Saúde, no lugar de Vilar, Santa Marinha, na Ermida e capela de Santa Eufémia, nas termas que funcionou como capela real, mandada edificar por D. João V.
Identificação/Constituição dos aglomerados habitacionais
Admeus, Algueirão, Arnaçó, Assureira, Bairro, Caldas do Gerês, Chã da Ermida, Ermida, Loureiro, Meia Légua, Pedrogo, Pereiró, Portela do Fojo, Romão, Verdesca e Vidoeiro.
População Residente
1074 habitantes (2021)
Coletividades
Associação Clube Frente Cultural de Vilar de Veiga, Associação Lírios do Gerês, Grupo Desportivo do Gerês, Conselho Directivo do Baldio da Ermida e de Vilar da Veiga e Cruz Vermelha e Junta de Freguesia
Equipamento/Infra-estruturas sociais e educativas
Escolas do 1º ciclo do Gerês, de Pereiro, de Admeus e de Ermida, Jardim de Infância, Centro Social com ATL e Centro de Dia e Junta de freguesia.
Animação Cultural
Feira Semanal (sextas-feiras)
Festas e Romarias
Santo António (Junho), S. José (Março), Santa Marinha (Julho), Senhora da Saúde (1.º domingo de Agosto) e Santa Eufémia (3.º domingo de Agosto).
Património Histórico-cultural
Termas do Gerês, Parque Nacional da Peneda-Gerês, Parque Tude e Sousa, Miradouros da Pedra Bela e da Junceda, Cascata do Arado, Penedo da Freira e Portela do Homem. No ano de 1942, Tude de Sousa, procura legitimar a descrição das belas paisagens das Caldas do Gerês “E não só às Águas foram atribuídos esses estudos, como igualmente o foram à Serra, que é uma maravilha na paisagem portuguesa e que assegura uma riqueza sem limites na variedade e interesse peculiares da sua fauna, da sua flora e de toda a sua constituição, a pontos de o Gerez contar, como nenhuma outra estância e como poucas ou talvez nenhuma outra região do país, mesmo das mais privilegiadas, uma extensa e variadíssima bibliografia (...)”.
Atividades económicas
Comércio geral, restaurantes, pensões, espaço TER, hotelaria, adega regional, bar e discoteca, centros de venda de artesanato, posto de turismo, centro de animação termal, delegação do PNPG, empresa de animação, associação para a cooperação entre baldios, espaços recreativos, instância termal, agências bancárias, agro-pecuária, carpintaria, construção civil, entre outras.