No feriado municipal, o Município prestou uma justa homenagem a diversas entidades, tanto pessoais quanto coletivas do concelho através da atribuição da Medalha de Mérito e da Medalha de Bons Serviços, destacou-se o valioso contributo dessas personalidades, cujas ações e intervenções têm engrandecido o concelho de Terras de Bouro.

Assim sendo, no que diz respeito à condecoração “MEDALHA DE MÉRITO – INDIVIDUALIDADES CONCELHIAS” foram distinguidos:

Pe. FERNANDO BENTO COSTA E SOUSA (Pároco na Freguesia de Moimenta); JOSÉ JOÃO CUNHA DIAS (Ex-Comandante dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro); MANUEL ANTÓNIO DE SOUSA FARIA (Ex- Comandante da Cruz Vermelha de Terras de Bouro); MANUEL AGUIAR CAMPOS (Antigo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro); JOSÉ MARIA ARANTES DIAS (Presidente da Associação Sociocultural e Desportiva de Valdosende); JOSÉ DIAS ANTUNES (Presidente do Centro Social de Rio Caldo); ADOLFO JOSÉ LOPES MENDES (Ex- Diretor do Centro de Saúde de Terras de Bouro); MARIA CELESTE BARROSO ALVES COELHO (Presidente da Banda Musical de Carvalheira) e EMANUEL DINIS (Presidente do Centro de Solidariedade Social de Valdosende).

Este é um gesto de profunda gratidão e respeito. Esse reconhecimento destaca o valor das ações que impactaram positivamente a comunidade, honrando aqueles que, com dedicação e esforço, ajudaram a fortalecer o município. Ao celebrar essas personalidades, o concelho enaltece o papel de cada um na construção de um futuro mais próspero e solidário, promovendo o orgulho e o sentido de pertença em toda a comunidade.

Relativamente à condecoração “MEDALHA DE MÉRITO – COLETIVIDADE CONCELHIA” foi distinguido o RANCHO FOLCLÓRICO DAS LAVRADEIRAS DE GUARDENHA pelo 50º aniversário da sua fundação.

No que concerne à “MEDALHA DE MÉRITO – PORTUGUESES NA DIÁSPORA” foram distinguidos: ANTÓNIO MACHADO MOREIRA (Presidente do Clube de Portugal de Montreal); CARLOS MANUEL MACHADO MOREIRA (Empresário do Ramo Hoteleiro) e FERNANDO ROCHA PEREIRA (Presidente da Associação “Juventude Lusitana de Le Beausset”)

O reconhecimento dos emigrantes que se distinguiram na diáspora é de extrema importância, pois reforça os laços de pertença e identidade entre os cidadãos e sua terra natal, independentemente da distância. Ao homenageá-los, o município não só expressa a gratidão por suas conquistas, como também valoriza o espírito de resiliência e a ligação emocional que estes mantêm com suas raízes, inspirando as gerações futuras a honrar e preservar esse legado.

Por fim e no que diz respeito à condecoração “MEDALHA DE MÉRITO – EMPRESAS DO CONCELHO” foram distinguidas as firmas: JOSÉ FIRMINO DA SILVA FERREIRA LDA; ÁGUAS DO GERÊS; EMPRESA HOTELEIRA DO GERÊS; ÁGUAS DO FASTIO e IRMÃOS LANDEIRA

O município fez o justo reconhecimento das empresas locais que contribuem para a economia, promovem emprego, geram riqueza e fomentam a inovação. O município valoriza o espírito empreendedor, incentiva a continuidade dos investimentos e promove um ambiente de cooperação entre os setores público e privado. Esse reconhecimento também reforça o compromisso da comunidade com o crescimento sustentável, atraindo novas oportunidades e fortalecendo a identidade local.

Finalmente, o município atribuiu a MEDALHA DE MÉRITO - BONS SERVIÇOS aos funcionários com 25 anos de serviço.

Reconhecer e agradecer os funcionários municipais é uma forma de valorizar a dedicação, o compromisso e a contribuição essencial dessas pessoas para o bom funcionamento da administração local. Esses profissionais, com seu trabalho contínuo, ajudam a construir e a melhorar os serviços públicos, promovendo o bem-estar da comunidade.