Município promove atividade de “mass training” de Suporte Básico de Vida (SBV)

O Município de Terras de Bouro, através do Gabinete de Proteção Civil, promoveu no dia 13 de Março, juntamente com o INEM, Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e Núcleos da Cruz Vermelha Portuguesa implantados no concelho, um “mass training” de Suporte Básico de Vida no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro. O público-alvo foram os 250 alunos da comunidade escolar.
O SBV representa um conjunto de procedimentos e metodologias padronizadas que tem como objetivo reconhecer as situações de perigo de vida iminente, saber como e quando pedir ajuda e saber iniciar de imediato, sem recurso a qualquer utensílio, manobras que contribuam para a preservação da ventilação e da circulação, de modo a manter a vítima viável até a chegada do socorro.

O “mass training”, que teve como principal objetivo capacitar a comunidade escolar para atuar em caso de paragem cardiorrespiratória, foi uma formação com elevada componente prática, onde os formandos tiveram a oportunidade de adquirir pelos seus próprios meios competências que possibilitarão uma correta atuação perante uma vítima em paragem cardiorrespiratória, sabendo também qual a informação adequada a ser transmitida ao ligar para o 112 e iniciar as manobras de SBV até à chegada da ajuda diferenciada. Nesta ação de sensibilização estiveram presentes 20 formadores com experiência em técnicas de emergência pré-hospitalares.
A opção pela ação de sensibilização na escola prendeu-se por esta ser um lugar de inclusão, assumindo-se como um lugar privilegiado para incentivar a capacidade cívica da participação, almejando uma nova sociedade um pouco mais pró-activa.

“Adquirir competências em Suporte Básico de Vida (SBV) é colocar em prática gestos simples que salvam vidas!”

Agradecimentos ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, Núcleo da CVP de Terras de Bouro, Núcleo de CVP de Rio Caldo, Núcleo de CVP do Gerês e Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro.

20

30