O edifício onde está instalado o Arquivo Municipal foi primeiramente Registo Civil depois a cantina dos funcionários da Autarquia e só posteriormente foi restaurado (1998-1999) de modo a poder albergar os documentos que até aqui se encontravam nos fundos de um outro edifício pertencente ao Município; é constituído por dois pisos, a parte do edifício em pedra são salas que contêm estantes compactas onde estão acomodados os documentos; a parte lateral em cimento (pintada de amarelo) é composta no primeiro piso pela recepção e no segundo piso pela sala de tratamento da documentação.
Toda a documentação foi recuperada a tratada pelos formandos do Curso de Arquivo: Conservação e Restauro de Documentos, promovido pela Câmara Municipal de Terras de Bouro, no âmbito do Programa – C.P.C. “ Conservação do Património Cultural “ do instituto de emprego e formação profissional, em 1999/2000.
O Arquivo Municipal de Terras de Bouro tem um papel fundamental na gestão e conservação da documentação do Município.
Numa perspectiva de prosseguir e melhorar os seus objectivos de difusão administrativa e cultural, salientamos a importância de cada vez mais criar um serviço de referência, tanto a nível interno como a nível externo (atendimento, acolhimento, leitura, consulta e extensão cultural).
Incumbe, genericamente, ao Arquivo Municipal de Terras de Bouro:
Recolher – Assegurar a transferência de documentos produzidos pelos diversos serviços do Município, bem como recolher arquivos e conjuntos documentais pertencentes a outras entidades com interesse histórico, patrimonial, arquivístico e/ou informativo.
Inventariar – Proceder ao tratamento arquivístico dos documentos de forma a torná-los acessíveis aos utilizadores (estudantes, historiadores locais, particulares…) através da elaboração de instrumentos de descrição documental.
Preservar – Zelar pela salvaguarda das espécies em depósito, entre outras medidas, através da criação de boas condições ambientais e de instalação, acondicionamento e de segurança.
Divulgar – Difundir o património documental do concelho de Terras de Bouro ao grande público através da organização de exposições e da realização de actividades de extensão cultural e educativa, bem como com a participação em publicações.
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.
A reprodução de documentos e a sua utilização para efeitos de publicação está sujeita a autorização do executivo camarário, bem como à legislação sobre direitos de autor.
A reprodução de documentos fica sujeito ao pagamento dos valores constantes na tabela de taxas e licenças em vigor no Município.
Contactos
Município de Terras de Bouro