Vacinação Sazonal contra a GRIPE e COVID-19 - campanha 2023-2024

Face à solicitação da Unidade de Saúde Pública do ACeS Cávado II - Gerês/Cabreira, o Município de Terras de Bouro procede à divulgação do artigo informativo "Vacinação Sazonal contra a GRIPE e COVID-19 - campanha 2023-2024".

A Campanha de Vacinação Sazonal do Outono-Inverno 2023-2024 contra a Gripe e a COVID-19 arrancou dia 29 de setembro, em cerca de 3.500 pontos de vacinação em todo o país. O objetivo será vacinar 2,5 milhões de pessoas.

man being vaccinating by doctor close up 190149231864ec7eb2d3d53

Esta campanha mantém o objetivo de maximizar a proteção das populações mais vulneráveis, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte quer por gripe quer por COVID-19, bem como de amenizar o impacto da ocorrência destas doenças no sistema de saúde.

As pessoas vão poder vacinar-se em cerca de 2.500 farmácias e 1.000 Unidades de Cuidados de Saúde Primários do SNS. Cerca de 2 milhões de pessoas, todos os que têm 60 anos de idade ou mais, poderão dirigir-se livremente às farmácias comunitárias. Os restantes utentes, com indicação para vacinação, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), serão convocados pelos respetivos Centros de Saúde do SNS onde estão inscritos.

A população elegível poderá, este ano, vacinar-se num local ainda mais próximo de casa, em horários alargados, num ambiente seguro e de confiança. Todo o processo proporciona aos cidadãos maior comodidade, acessibilidade e conveniência.

É possível agendar a vacinação diretamente na farmácia ou online, através da plataforma de agendamento, sem custos para a população elegível. O agendamento não é obrigatório, mas é recomendado. Se a sua farmácia não tiver disponível esta opção, poderá agendar diretamente ao balcão ou por telefone.

As farmácias comunitárias estão preparadas e empenhadas em garantir que é alcançado o objetivo de vacinar dois milhões de pessoas contra a gripe e a COVID-19, funcionando como complemento do SNS nesta campanha, em todo país.

A vacinação é gratuita se tiver 60 ou mais anos. A vacinação com estas duas vacinas na farmácia é feita nas mesmas condições do que no SNS. Não sendo necessário receita médica, mas tem de apresentar o Cartão do Cidadão.

Poderá consultar a listagem das farmácias aderentes no localizador de farmácias ou questionar diretamente a farmácia.

A campanha vai decorrer nas próximas oito a dez semanas, de acordo com a chegada progressiva das vacinas a Portugal. Os vírus que circulam esta época são diferentes dos anteriores e as vacinas já contemplam essa proteção, pelo que a recomendação clínica é de coadministração das duas vacinas para uma maior proteção das pessoas.

Conforme a norma da Direção-Geral da Saúde, são elegíveis para a administração de ambas as vacinas na farmácia comunitária todas as pessoas:

-Com idade igual ou superior a 60 anos;

-E sem registo de reação adversa grave ou hipersensibilidade a nenhuma das vacinas;

-E que, no que se refere à vacinação COVID-19, tenham recebido antes uma vacina de tecnologia de mRNA (ou seja, as comercializadas pelos laboratórios Pfizer ou Moderna).

A administração das duas vacinas é altamente recomendada. Porém, pode optar por vacinar-se apenas contra a gripe ou contra a COVID-19.

No caso das vacinas da gripe e da COVID-19, a administração pode ser simultânea, não sendo necessário respeitar qualquer intervalo de tempo. Pode, no entanto, optar por lhe ser administrada uma vacina e, algum tempo depois, a outra, sem necessidade de respeitar qualquer intervalo específico no caso particular destas duas vacinas.

No momento da vacinação, o farmacêutico verifica se existe alguma contraindicação ou precaução de utilização da vacina, além de consultar o e-boletim de vacinas, de forma a garantir a sua elegibilidade para a vacinação, os dados da vacinação contra a gripe e a COVID-19 ficam registados no e-boletim de vacinas.

Pessoas que apresentem sintomas respiratórios agudos (tosse recente ou com agravamento do padrão habitual; ou febre igual ou superior a 38,0°C; ou falta de ar/dificuldade respiratória sem outra causa atribuível) ou infeção por SARS-CoV-2, não devem ser vacinadas.

Se nunca tomou uma vacina contra a Covid-19 antes, é aconselhável que fale com um médico ou que se dirija ao seu Centro de Saúde.

Se tiver diagnóstico com Covid19 e segundo as recomendações da DGS, deve ser respeitado um intervalo de tempo de quatro a seis meses (mínimo de três meses) entre o diagnóstico de COVID-19 e a dose de reforço sazonal.

Neste inverno não hesite e faça a melhor opção: Vacine-se!