VISITAS/WORKSHOPS À RESERVA DA BIOSFERA TRANSFRONTEIRIÇA GERÊS/XURÉS - NOVEMBRO 2023

Divulgação Final Programa page 0001

No âmbito do Protocolo entre o Fundo Ambiental, a ADERE-Peneda Gerês e o ICNF, I.P.,  “Apoio à estruturação de coordenação e gestão da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés”,  vai dinamizar um programa de workshops na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês/Xurés.

A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés está localizada na Comunidade Autónoma da Galiza (Espanha) e na Região Norte de Portugal. Inclui os territórios do Parque Nacional da Peneda-Gerês e do Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés. Os municípios incluídos ascendem a um total de onze, seis na Galiza (Lobios, Entrimo, Muíños, Lobeira, Calvos de Randín e Bande) e cinco em Portugal (Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre).

Este programa tem por objetivo a realização de visitas transversais entre as 11 Portas da Reserva, mais especificamente, a conceção e o desenvolvimento de ações de formação/workshops sobre aspetos relacionados com a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés.

Estes workshops destinam-se a empresários ligados à atividade turística, e consistem numa visita ao território da Reserva da Biosfera (lado português e lado galego), com visita a uma Porta do PNPG e a uma Porta do Xurés, dando a conhecer o território da Reserva, apresentando os valores naturais e patrimoniais associados, bem como o potencial turístico da Reserva. Estão previstas as seguintes visitas/workshops:

• 16 novembro: Campo do Gerês / Bande
  • 17 novembro: Montalegre / Calvos de Randín
  • 18 novembro: Lamas de Mouro / Lobeira
  • 22 novembro: Lindoso / Lóbios
  • 24 novembro: Mezio / Entrimo / Muiños

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas a 20 participantes por visita/workshop, sendo que os empresários podem-se inscrever num ou mais workshops. As atividades incluem transporte e almoço.

Para mais informações e inscrições contactar a Adere-Peneda Gerês através do Telefone: 258 452 250 ou geral@adere-pg.pt