Artigo informativo REVIVE: "A Rede de Vigilância de Vetores em Portugal"

No âmbito da promoção da literacia em saúde e empoderamento dos cidadãos e face à solicitação da Unidade de Saúde Pública do ACeS Cávado II - Gerês/Cabreira, o Município de Terras de Bouro procede à divulgação do artigo informativo REVIVE: A Rede de Vigilância de Vetores em Portugal".

REVIVE: A Rede de Vigilância de Vetores em Portugal

A Rede de Vigilância de Vetores (REVIVE) é um programa nacional que tem como objetivo monitorizar e controlar a presença de vetores que possam transmitir doenças aos seres humanos, tais como mosquitos, carraças e flebótomos (insetos muitas vezes confundidos com mosquitos).

Na Unidade de Saúde Pública do ACeS Cávado II – Gerês/Cabreira, o referido programa foi implementado no início de 2008, com a finalidade de, como a própria designação já o sublinha, vigiar e controlar os culicídeos (mosquitos). O primeiro concelho a implementar o programa REVIVE foi o concelho de Vieira do Minho exclusivamente na captura de mosquitos. No ano de 2011, o programa passou a contemplar a colheita de ixodídeos (carraças). Alargou-se à área geográfica de ação aos concelhos de Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde entre maio e outubro do mesmo ano. O concelho de Amares foi integrado no mesmo programa no ano de 2012.

A implementação do programa REVIVE deveu-se, sobretudo, à necessidade de recolher dados para melhorar o conhecimento sobre as espécies de vetores presentes no país, sua distribuição e abundância, bem como esclarecer o seu papel como de agentes de doença, assim como detetar atempadamente a existência de espécies invasoras com importância em Saúde Pública.

É de realçar a prestimosa colaboração nas colheitas de carraças dos médicos veterinários municipais e dos profissionais das unidades de saúde, nomeadamente médicos e enfermeiros.

Importância do programa REVIVE

Os vetores são organismos que transmitem agentes patogénicos (vírus, bactérias, parasitas) de um hospedeiro infetado para outro, provocando doenças nos seres humanos e animais. A vigilância destes vetores é essencial para prevenir e controlar a propagação de doenças como a malária, dengue, febre do Nilo Ocidental, doença de Lyme, entre outras.

As alterações climáticas, a crescente mobilidade humana e o aumento do comércio internacional têm contribuído para a disseminação de vetores e consequentemente, para a propagação de doenças transmitidas por vetores. Nesse contexto, o programa REVIVE assume um papel fundamental na prevenção e no combate a essas doenças no nosso país.

Em Portugal o programa REVIVE monitoriza diversos vetores, incluindo:

Mosquitos: são responsáveis pela transmissão de doenças como a malária, dengue, febre do Nilo Ocidental e febre-amarela.

Flebótomos: transmitem a leishmaniose, uma doença parasitária que afeta seres humanos e animais.

Carraças: são vetores de doenças como a doença de Lyme e febre escaro-nodular.

Ações desenvolvidos pelo programa REVIVE

Monitorização dos vetores: Identificação, recolha e análise de vetores em diversas regiões do país, permitindo a deteção precoce de alterações na distribuição geográfica e na abundância desses organismos.

Avaliação do risco: Avalia o risco de transmissão de doenças por vetores, levando em consideração fatores como a presença e densidade de vetores, a existência de casos humanos e animais de doenças transmitidas por vetores e as condições climáticas.

Divulgação de informação: Emite alertas e recomendações às autoridades de saúde e à população em geral, fornecendo informações sobre a presença de vetores e as medidas de prevenção e controlo a serem adotadas.

A Rede de Vigilância de Vetores em Portugal desempenha um papel fundamental na prevenção e combate a doenças transmitidas por vetores, através da monitorização e controlo desses organismos e da avaliação dos riscos de transmissão de doenças. A colaboração entre as diversas instituições envolvidas e a investigação científica são essenciais para enfrentar os desafios e garantir a saúde pública no país.

Cédric Samorinha

Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica na área de Saúde Ambiental