“𝐈 𝐅ó𝐫𝐮𝐦 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐏𝐫𝐨𝐦𝐨çã𝐨 𝐝𝐚 𝐒aú𝐝𝐞 𝐌𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥”

Os Municípios de Amares, Vila Verde e Terras de Bouro, promoveram no dia 18 de outubro, o I Fórum Intermunicipal para a Promoção da Saúde Mental. O evento contou com a participação de oradores de referência, e painéis dirigidos a públicos distintos, colocando em destaque várias perspectivas científicas e técnicas, bem como a reflexão para as problemáticas associadas à saúde mental e à literacia da população em geral.

IMG 9990

A iniciativa contou com a parceria da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com a qual o Município de Terras de Bouro, tem um protocolo de colaboração institucional para desenvolver iniciativas de Promoção da Literacia em Saúde Mental e de Avaliação dos Riscos Psicossociais.

A sessão de abertura foi realizada pelo Presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, pela Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, pelo Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, e pelo Presidente da Delegação do Norte da OPP, Eduardo Carqueja. Os autarcas foram unânimes no reconhecimento da importância da temática, tendo Manuel Tibo, Presidente do Município de Terras de Bouro, salientando o papel que as autarquias assumem, pela proximidade à população e pelas suas atribuições, papel este que poderá ser determinante não só na sensibilização, na consciencialização da população para este assunto, bem como na redução do estigma. Salienta ainda a intervenção, nomeadamente com a realização de ações, que à semelhança desta, visem a promoção da literacia em saúde mental e no desenvolvimento de projetos, que promovam a qualidade de vida e o bem estar das populações. Frisou que a este nível, Terras de Bouro é um Município atento, que tenta promover e desenvolver várias ações que promovam o bem estar e a saúde mental da população em geral.

O Presidente da Delegação Norte da OPP, Eduardo Carqueja, destacou a união de três municipios para a realização deste fórum, reiterando toda a disponibilidade da OPP para a colaboração em eventos futuros.

Esta primeira edição decorreu em Amares, estando já agendada para 2024 a II Edição, que decorrerá no Município de Terras de Bouro, seguindo-se em 2025 a III edição que será realizada no Município de Vila Verde.

Recorde-se que, no mês de outubro celebra-se o dia Internacional da Saúde Mental.

Programa abordou saúde mental desde a infância até à terceira idade

Ao longo do programa desta primeira edição, os trabalhos incidiram sobre a saúde mental nas várias etapas da vida.

O primeiro painel foi dedicado à “Saúde Mental na Infância e na Adolescência” e contou com as intervenções de Marlene Sousa, da ProChild CoLAB e Teresa Freire e Bruna Barbosa, da APSI - Universidade do Minho.

Seguiu-se a conferência “Campanha Ponto Final à Pobreza”, proferida por Tiago Pereira, da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

O segundo painel debruçou-se sobre a “Saúde Mental na Idade Adulta e na 3ª Idade” e ficou a cargo de Rui Gomes, da Universidade do Minho, que refletiu sobre “A saúde ocupacional no trabalho “, e Eduardo Pereira, do Centro Hospitalar Universitário Santo António, que lançou o tema “A saúde mental na 3ª idade”.

Na sessão de encerramento, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Amares, Cidália Abreu, sublinhou a pertinência e qualidade das intervenções, que se constituíram como um importante momento de aprendizagem e partilha.