Souto

D. Afonso III conferiu o título de “vila” e de “couto” a esta freguesia, outrora denominada Souto da Ribeira.

Deste extinto Couto de Souto, que terminou em 1836, restam escassos vestígios edificados. Trata-se de uma freguesia que sempre ostentou habitações de sólida construção, com escadarias bem trabalhadas de fino granito e com padieiras nos portais que patenteavam datas da sua edificação, com destaque para a casa Maia. Possui casas assinaladas com datas do século XVIII, com portais apalaçados, bem como vestígios, ainda que reduzidos, da antiga “Casa do Concelho” e da casa que serviu de cárcere.

A história desta freguesia atreve-se a tempos remotos das odisseias romanas, denunciadas em Santa Cruz, o lugar geograficamente mais alto da freguesia, por onde passa a Via Nova XVIII, do Itinerário Antonino, no qual se situava o mais importante ponto de referência, com a delimitação dos tombos das freguesias adjacentes, designadamente de Ribeira, de Balança, de Souto, entre outras freguesias do concelho de Amares.

No lugar do Assento, destaca-se a Igreja matriz, com o altar-mor joanino, sendo o orago São Salvador. Junto à porta do fundo da igreja tem uma lápide de mármore onde se lê: “ao saudoso condiscípulo Manoel José Marques, no primeiro aniversário do seu falecimento, o curso teológico de 1908-1911. VI – X – MCMXIV”.

O espaço externo contempla diversas cruzes da via-sacra, das quais sobressaem insígnias e figuras da paixão de Cristo. (Silva, 1958)

De outros nichos religiosos predominantes destaca-se a capela do Senhor dos Passos, construída no ano de 1856 e a capela de S. Roque, com sineira e com padieira da porta a patentear o ano de 1739 e no lugar de Santa Cruz existe uma capela em invocação também a Sta Cruz.

 

Identificação/Constituição dos aglomerados habitacionais
Caneiro, Garcia, Igreja, Lages, Outeiro, Paço, Passos, Perdieiro, Porta, Quintães, Sá, Sá-Novo, Santa Cruz, Santa Eufémia, São Croio e Sequeirô.

População Residente
494 habitantes (2011)

Colectividades
Associação Desportiva Recreativo e Cultural de Souto e Junta de Freguesia

Equipamento/Infra-estruturas sociais e educativas
Escolas do 1º ciclo de Souto (Sá), ATL, Jardim de Infância, Centro Social e Junta de freguesia.

Animação Cultural
Trilho Pedestre do “Couto do Souto”Características: Duração: 4 horas Distância: 9.5 kmPontos Partida / Chegada: Lugar de Paço, freguesia de Souto.

Festas e Romarias
Santa Cruz (1.º domingo de Maio), S. Roque (2.º domingo de Agosto) e Santa Eufémia (1.º domingo de Setembro).

Património Histórico-cultural
As ruínas de construções do antigo “Couto de Souto” e a praia fluvial contemplam espaços de interesse diverso.

Actividades económicas
Agro-pecuária, comércio geral, restaurantes, centro de venda de artesanato, zona de lazer, carpintaria, construção civil.]

 

Página Internet: www.jfsouto.pt

 

 

© Câmara Municipal de Terras de Bouro 2015, Todos os direitos reservados.

Praça do Município - Moimenta, 4840-100 Terras de Bouro | Telefone 253 350010 | Fax 253 351894 | geral@cm-terrasdebouro.pt

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação