Reunião com a Ministra da Coesão Territorial e com a Secretária de Estado da Valorização do Interior

No dia 12 de fevereiro, o Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, manteve uma reunião de trabalho on line com a Ministra da Coesão Territorial, Doutora Ana Maria Abrunhosa e com a Secretária de Estado de Valorização do Interior, Doutora Isabel Ferreira, ocasião onde o presidente do município expôs e solicitou a resolução dos principais problemas que assolam o concelho, nomeadamente: o problema da água e a necessidade que existe de fazer um investimento de doze milhões de euros nesta área para que ela seja atualizada e modernizada; a cobertura por fibra ótica do território, que já está a ser aplicada pela empresa DST e que cobrirá em breve 96% do concelho; o saneamento, com cerca de 30% de cobertura e uma carência evidente; as acessibilidades e a sua impotência de incluir Terras de Bouro nas grandes vias de circulação rodoviária nacional e com ligação a Espanha; a intervenção e requalificação da Praia do Alqueirão, fundamental para a nossa âncora económica, o Turismo; a Ecovia do Homem, o reforço de investimentos em programas como o PARU e o PAMUS e o apoio fundamental aos serviços de saúde.

IMG 20210305 WA0000

A Doutora Ana Maria Abrunhosa agradeceu a exposição e elogiou a forma como têm sido abordados os problemas de Terras de Bouro pelo atual Executivo, demonstrando abertura e atenção para os mesmos, tendo ainda solicitado que lhe fossem enviados pelo município, o que, entretanto já aconteceu, os processos técnicos que foram elaborados para cada uma das iniciativas programadas e que são:

1-Ecovia do Homem (Pedido de reforço de verba)

2-Requalificação do Caminho Florestal da Cachoeira - Rio Caldo à central da EDP Vilar da Veiga (variante, ecovia e estacionamento). (Com esta intervenção, resolveríamos os problemas de estacionamento na Praia do Alqueirão, bem como, o acesso à Vila do Gerês que se transforma num autentico calvário nos meses de maior afluência).

3-Praia do Alqueirão.  Feita candidatura ao Património Natural - Código Universal NORTE-04-2114-FEDER-000660Estado Submetida:18-12-2020 Designação da Operação: Implementação da Praia Fluvial do Alqueirão na Albufeira da Caniçada, Gerês.

4-ÁGUA. Todo o estudo efectuado e respectivas estimativas orçamentais.

5-Processo de SANEAMENTO e estimativas de custos.

6-Projecto de Ligação de Terras de Bouro (Moimenta) a Ponte de Lima (VIA HOMEM LIMA)

7 -Processo para introdução de TELEMETRIA e respectivo orçamento.

A reunião terminou com o agradecimento do Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro pela possibilidade de transmitir os problemas do concelho à Doutora Ana Maria Abrunhosa, tendo ainda aproveitado a ocasião para convidar a Ministra da Coesão Territorial a visitar Terras de Bouro no próximo mês de maio.

IMG 20210305 WA0001