XV Subida da Vezeira nas Terras do Gerês a 11 e 12 de maio

A Associação Lírio do Gerês organiza já no próximo fim de semana, a 11 e 12 de maio, a XV Subida da Vezeira, costume secular em que o gado das vezeiras de Rio Caldo e Vilar da Veiga se dirige para a serra.

Cartaz XV Subida da Vezeira 2019 v2 Cópia

O evento inicia-se, oficialmente, no sábado pelas 14h30horas com uma visita aos currais da vezeira e a atuação do grupo musical “Pé de Dança”, pelas 21h30. Já no domingo e logo pelas 10h, ocorrerá a passagem das Vezeiras de Vilar da Veiga e de Rio Caldo pelo centro da Vila do Gerês, seguindo-se, pelas 11h30 a abertura da prova gastronómica no Parque das Termas com animação de concertinas e a Charanga de Vilar da Veiga. Na parte da tarde, continuará a programação com cantares tradicionais, concertinas e cantares ao desafio e às 16h acontecerá uma “chega de bois”.

A iniciativa conta com o apoio do Município de Terras de Bouro, da Junta de Freguesia de Rio Caldo e da Junta de Freguesia de Vilar da Veiga,  Hoteleiros do Gerês, ADERE-PENEDA Gerês e Turismo Criativo de Portugal – creatour.pt.