Dia Mundial do Ambiente

O Dia Mundial do Ambiente é o dia mais conhecido no âmbito da ação ambiental e climática. Celebrado desde 1974, no dia 5 de junho, envolve governos, empresas, celebridades e cidadãos, que se juntam na concentração de esforços, no que diz respeito à problemática da questão ambiental.

Este ano, o Dia Mundial do Ambiente tem como tema: acelerar o restauro da terra, a resiliência à seca e à desertificação.

ambiente 02 02

Para Terras de Bouro, detentor da maior parte da área do único Parque Nacional em Portugal, a preservação do meio ambiente não é apenas uma responsabilidade, é um ato de amor pelas gerações futuras.

Esta comemoração é muito importante, pois enfrentamos, já atualmente, crises como as alterações climáticas, a destruição da natureza e a perda de biodiversidade e, não menos importante, a poluição e o problema dos resíduos. Neste âmbito, o restauro da natureza é fundamental, como forma de permitir aumentar os meios de subsistência, reduzir a pobreza e aumentar a resiliência a condições climáticas extremas. Além disso, o restauro da natureza também promove o aumento do armazenamento de carbono e retarda as alterações climáticas. Sabe-se que as ações de restauro da natureza de pelo menos 15% da terra têm a capacidade de evitar até 60% das extinções de espécies ameaçadas.

Fonte: