Vila do Gerês acolheu reunião entre a Guarda Nacional Republicana e a Guardia Civil de Espanha

Ocorreu no dia 30 de novembro, no Centro de Animação Turístico do Gerês, uma reunião de Controlos Móveis da Guarda Nacional Republicana e da Guardia Civil de Espanha tendo, como principal objetivo, a avaliação das ações de controlo relativas ao 2º semestre de 2022.

IMG 20221130 WA0007

Participaram nesta reunião os comandantes da GNR do Comando Territorial de Braga, Viana do Castelo e Vila Real, bem como o Comandante do destacamento de Ação Fiscal do Porto, o Chefe de Secção da Unidade de Emergência Proteção e Socorro, o Comandante do Destacamento da Póvoa de Lanhoso, o Comandante do Posto Rural do Gerês e do Posto de Busca e Resgate em Montanha do Gerês. Também esteve presente o Chefe das Operações do Comando Territorial de Braga e o Chefe dos SPNA do Comando Territorial de Braga. Em representação da Guardia Civil de Espanha esteve presente o Chefe das Operações da Guardia Civil de Ourense. O 2º Comandante do Comando Territorial de Braga, Tenente-Coronel, Fernando Cosme, que é natural do Concelho de Terras de Bouro, também marcou presença nesta reunião.

Este encontro teve por finalidade agilizar e aperfeiçoar o mecanismo de controlo móvel entre Portugal e Espanha no âmbito da fiscalização nos mais variados domínios, seja na fiscalização rodoviária, criminal, fiscal ou tributária. O Presidente da Câmara, Manuel Tibo, e o seu vice-presidente, Adelino Cunha, estiveram presentes na parte final desta reunião, tendo o senhor Presidente dirigido palavras de muito apreço  e agradecimento por toda a colaboração que existiu entre o Município e a GNR no período pandémico, mostrando disponibilidade para continuar a cooperar com as forças de segurança e a manter com as mesmas o melhor relacionamento. Igualmente referiu que já comunicou aos órgãos competentes, a necessidade que há de se proceder a algumas intervenções e reparação nos edifícios da GNR, da sede do Concelho e da Vila do Gerês.