Gerês Seguro - Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

O projeto “Gerês Seguro” foi uma iniciativa candidatada pelo Município de Terras de Bouro no âmbito dos projetos promovidos pelo IPDJ que visou disponibilizar junto dos jovens ações de voluntariado para a proteção da Natureza e das Florestas. Assim, e durante os meses de julho e agosto, foram desenvolvidas ações de sensibilização dirigidas aos turistas e visitantes que acorreram em grande número ao Parque Nacional da Peneda-Gerês. O objetivo passou por alertar para vários perigos, entre eles, os fogos florestais, o próprio lixo, as quedas nas várias cascatas e áreas de proteção especial e de proteção total.

1

Sendo o território do Parque Nacional da Peneda Gerês um local especial de proteção, já que é o único Parque Nacional existente em Portugal, é, desde logo, por si só um argumento maior. Trata-se de um local de grande variedade florística, faunística e paisagística que pode ser, ao mesmo tempo e, nomeadamente, nos meses de verão, um local de grande pressão humana.

A ação da equipa do IPDJ desenvolveu-se na zona da Mata de Albergaria, reconhecida área como sendo o coração do Parque Nacional, convertendo-se assim numa ação da maior importância. A atuação foi coordenada pelo Município de Terras de Bouro e contou com o apoio orientado dos serviços do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas. O grupo, constituído por sete jovens, teve oportunidade de acompanhar várias ações dos vigilantes do PNPG, nomeadamente, na sensibilização de estacionamentos em locais proibidos, lixo, circulação pedestre e automóvel, acesso às áreas de proteção total, recomendações de acesso às cascatas em segurança, risco de fogos florestais, etc.

Foi com redobrada satisfação que o Município de Terras de Bouro registou o carácter bastante produtivo deste projeto que levou os intervenientes e o público em geral, a assimilar a importância de se cuidar e respeitar devidamente esta área protegida.