Bem-vindo à página oficial da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Nota à navegação com tecnologias de apoio h2

Nota à navegação com tecnologias de apoio h3

Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

Apresentação oficial do 4º Festival de Caminhadas no Gerês e Fins de Semana Gastronómicos “em Terras de Bouro

Perante os órgãos da comunicação social, o Senhor Presidente do Município de Terras de Bouro, Dr. Joaquim Cracel, afirmou que a realização dos eventos do próximo fim de semana, a 18, 19 e 20 de março, “4º Festival de Caminhadas no Gerês” e “Fins de Semana Gastronómicos”, mantém a aposta da autarquia em colocar o concelho num dos destinos preferidos de todos os que procuram conciliar o que de melhor tem o turismo de natureza, aliado à rica gastronomia local, fazendo da promoção e divulgação da região um objetivo central.

1

Na presença do Senhor Presidente da ATAHCA, Prof.José António da Mota Alves e do responsável máximo da Associação Gerês Viver Turismo, Dr. José Carlos Pires, o senhor presidente da câmara municipal adiantou ainda que as parecerias com estas entidades e que tão bons e importantes resultados têm obtido, são imprescindíveis no sucesso das atividades e eventos do concelho de Terras de Bouro. No que diz respeito ao trabalho da Associação Gerês Viver Turismo, é de enaltecer todo o trabalho apresentado, a realização deste festival, além da promoção de 135 trilhos ao longo do ano, o que é realmente notável, sublinhou o Senhor Presidente do Município de Terras de Bouro, Dr. Joaquim Cracel, comunicando também que estas atividades são cada vez mais procuradas pelos aficionados da modalidade.

Já no que concerne aos ‘Fins de Semana Gastronómicos’, o Senhor Presidente do Município de Terras de Bouro adiantou que se trata de uma iniciativa conjunta do Turismo do Porto e Norte de Portugal e dos municípios que promovem a região através da gastronomia, no caso de Terras de Bouro, com especial destaque para os os produtos endógenos, como o cabrito biológico da Serra do Gerês. Ao logo dos três dias, entre restaurantes e empreendimentos turísticos, serão 38 os estabelecimentos que apresentarão as melhores iguarias, nomeadamente, o excelente cozido à Terras de Bouro e a deliciosa aletria. Não restam dúvidas, reiterou o Senhor Presidente do Município de Terras de Bouro que a promoção e divulgação de Terras de Bouro e da marca Gerês são cada vez mais uma realidade, tanto a nível nacional como internacional e precisamente por esta última via, também neste fim de semana, Terras de Bouro acolherá uma comitiva francesa da localidade de Le Beausset que, participará, eventualmente, nas atividades.

Posteriormente, o Senhor Presidente da ATAHCA, Prof.José António da Mota Alves interveio também para frisar o trabalho de cooperação que já existe com Terras de Bouro desde 1991 e de como esta colaboração tem sido tão importante e fundamental no processo de desenvolvimento sustentável que se quer para Terras de Bouro, tão bem patente nos eventos que se apresentam já neste fim de semana. O concelho tem demonstrado e quer continuar a fazê-lo, sublinhou o o Senhor Presidente da ATAHCA, capacidade para fixar, atrair e aumentar a sua procura turística, evidenciando uma ótima dinâmica, mesmo nas épocas mais baixas. Além das paisagens, das Aldeias da Saudade, como Santa Isabel do Monte ou Cutelo, autênticas Portas- Estandarte de Terras de Bouro, do artesanato, das compotas, dos chás e ervas aromáticas, temos também, concluiu o Prof.José António da Mota Alves, uma peculiar diversidade do território que permite toda uma panóplia de atividades, como bem comprova a classificação atribuída de Reserva Mundial da Biosfera.

A Associação Gerês Viver Turismo, na pessoa do senhor Dr. José Carlos Pires, demonstrou, de igual forma, nesta ocasião, a importãncia destas relações de parceria e do ótimo resultado que daí tem advindo, nomeadamente, no âmbito turístico. Este ano a escolha do local para a realização da quarta edição do Festival de Caminhadas recaiu em Santa Isabel do Monte, um ex-libris por excelência da ruralidade bem vincada de Terras de Bouro e beleza natural inolvidável. Há algumas alterações em relação aos anos anteriores, nomeadamente, o pagamento de uma taxa de inscrição que procurará, adintou o Dr. José Carlos Pires, selecionar com algum critério os participantes, não contribuindo assim para uma massificação da atividade que não se pretende. Até ao momento, são já cerca de 350 os inscritos, que chegarão de todo o país e estrangeiro, para a realização dos cinco trilhos, com oferta do “Caldo no Pote”, no sábado e com os périplos a serem desenvolvidos por cinco empresas de animação turística local.

Para que tal funcione cada vez melhor, informou o senhor Presidente da Associação Gerês Viver Turismo, foi promovida recentemente uma ação de formação, em colaboração com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo para que os “guias de montanha que já dispomos e que fazem um excelente trabalho” desenvolvam ainda melhor as suas pontencialidades e as do território que apresentam a quem visita Terras de Bouro, não só agora, mas como estratégia de oferta diversificada ao longo de todo o ano, concluiu.
Por último, decorreu também nesta ocasião a assinatura da renovação oficial do Protocolo de Cooperação institucional no campo da promoção e desenvolvimento da atividade turística entre o Município de Terras de Bouro e a Associação Gerês Viver Turismo.

 

Técnicos de Apoio Informático - Eleição do Parlamento Europeu

  Em todas as assembleias e seções de voto, pela primeira vez, serão utilizados cadern...

24-04-2024

ler mais

Ultra Trail da Geira percorreu Terras de Bouro

No dia 21 de abril, a prova Ultra Trail Geira / Via Romana realizou a sua décima quinta ediç...

24-04-2024

ler mais

Interrupção no abastecimento de água na freguesia de Carvalheir…

Na sequência de uma intervenção urgente e estritamente necessária que visa a higienização...

22-04-2024

ler mais

Interrupção no abastecimento de água na freguesia de Souto - O…

Na sequência de uma intervenção urgente na rede de abastecimento de água, a Câmara Municip...

22-04-2024

ler mais

Trânsito condicionado na Vila do Gerês a 17, 18 e 19 de abril

O Município de Terras de Bouro informa que, em virtude de ações de limpeza e lavagem da av. ...

17-04-2024

ler mais

Município de Terras de Bouro, CPCJ de Terras de Bouro e Associaç…

O Município de Terras de Bouro, a CPCJ de Terras de Bouro e a Associação Adolescere estabele...

17-04-2024

ler mais

Trânsito interrompido na Rua Miguel Torga a 17 de abril

O Município de Terras de Bouro informa que, em virtude de ações de limpeza e lavagem da rua ...

17-04-2024

ler mais
abril 2024
D Sb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
Sem eventos

IMG 20230529 WA0126  

giweather joomla module

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação