Bem-vindo à página oficial da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Nota à navegação com tecnologias de apoio h2

Nota à navegação com tecnologias de apoio h3

Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

CENTRO MUNICIPAL DE VALÊNCIAS DE APOIO À COMUNIDADE LOCAL DE TERRAS DE BOURO - Espaço de Terapia Multidisciplinar: Aviso de disponibilização de sessões de Quiromassagem (Massagem Terapêutica e de Recuperação)

O Município de Terras de Bouro, através do Centro Municipal de Valências de Apoio à Comunidade Local de Terras de Bouro, informa todos os Munícipes que a partir de maio serão disponibilizadas, gratuitamente, sessões de Quiromassagem (massagem terapêutica e de recuperação) no Centro Municipal de Valências.

 

As sessões de Quiromassagem (massagem terapêutica e de recuperação) são indicadas sobretudo para a população mais idosa, mas também para pessoas mais novas que por motivos de saúde necessitam do tratamento de patologias para as quais a Quiromassagem está indicada.
O texto abaixo descreve de uma forma genérica em que consiste a Quiromassagem, os seus benefícios e as patologias para as quais está indicado este tratamento. Qualquer esclarecimento adicional poderá ser obtido por telefone, e-mail ou presencialmente no Centro Municipal de Valências.


Quiromassagem (Massagem Terapêutica e de Recuperação)
A palavra Quiromassagem provém do grego “Keiros” que significa “mãos” (massagem com as mãos).

A Quiromassagem é composta por um conjunto de técnicas tendo em vista o tratamento de patologias específicas e visa contribuir para a recuperação e bem-estar da pessoa, podendo ser aplicada em todas as faixas etárias, sendo perfeitamente indicada para os idosos e bebés.

A Quiromassagem é uma técnica específica que consiste numa série de manobras manuais (massagens) dirigidas a eliminar ou diminuir as dores ou lesões musculares, sejam do tipo tensional, de bloqueio enérgico ou de falta de tonificação. Esta massagem usa-se também para melhorar a função circulatória, recuperar a mobilidade restringida entre os tecidos lesionados, aliviar e reduzir a dor e proporcionar relaxamento e bem-estar.

Além disso, é um complemento bastante eficaz combinado com outro tipo de terapias. Existem diversos métodos: massagem desportiva, relaxante, estimulante, terapêutica.

Esta técnica baseia-se em fricções, pressões, percussões ou esticamentos, dependendo do problema a tratar e da metodologia utilizada. Estas técnicas são acompanhadas pela utilização de cremes, óleos ou essências para melhorar a manipulação e melhorar o rendimento da Quiromassagem.

Os benefícios são múltiplos:

A massagem ativa a circulação em velocidade, pois atua sobre as veias e produz uma ação de desimpedimento ou de esvaziamento das paredes venosas.
A massagem nos músculos faz com que desenvolvam a sua força e capacidade de movimento. Como também produz um aumento significativo da circulação venosa e linfática no seu interior, facilita e aumenta o metabolismo muscular.
Na pele aumenta a temperatura de 2 a 3º C. Este aumento de temperatura provoca benefícios às pessoas que padecem de problemas circulatórios, neurovegetativos etc.
Em caso de anemia, está indicada a Quiromassagem (especialmente a nível abdominal) pois estimula a função produtora de hemoglobina no sangue.
Melhora a circulação sanguínea e linfática através da massagem que favorece o funcionamento do sistema linfático, crucial para um funcionamento eficaz do sistema imunológico. Através de manobras manuais muito suaves consegue-se restabelecer e restaurar o sistema linfático, que por qualquer causa patológica, se encontra estancado. A massagem de drenagem linfática aplica-se sobretudo no campo da oncologia para tratar o linfedema. Da mesma forma, também se usa para tratar a celulite, edemas traumáticos ou as complicações linfáticas que se possam produzir após a prática de cirurgia estética.
Acelera o metabolismo, diminuindo a acumulação de gordura;
Estimula as funções viscerais;
Estimula e reforçar os músculos;
Prepara a pessoas para a manipulação osteopática;
· A quiromassagem age com grande eficácia nas pessoas mais velhas, pois alivia as dores musculares, o reumatismo, muito comum com a idade, relaxa e, ao mesmo tempo, exercita músculos, tecidos e ativa a circulação.

· A quiromassagem age, também, como coadjuvante no tratamento da obesidade, ativando a circulação, os músculos e tecidos. Não substitui, em caso algum, as atividades físicas, mas ajuda a minimizar a celulite e a pele frouxa, melhorando a circulação da pele e o tônus muscular.

· Como relaxante do sistema nervoso, a quiromassagem age com total eficácia. É uma das mais completas técnicas de relaxamento por agir em todo o corpo, trabalhando os músculos, provocando bem-estar e total tranquilidade. Após uma sessão de quiromassagem, todo o organismo relaxado estará equilibrado, sem tensões e stresse, pronto a desfrutar do merecido descanso.

· A Quiromassagem é também muito importante enquanto massagem terapêutica e de recuperação pois é uma técnica que consiste numa série de manobras manuais dirigidas a tratar os incómodos ou lesões que previamente tenham sido diagnosticados por um médico. Esta massagem usa-se para melhorar a função circulatória, recuperar a mobilidade restringida entre os tecidos lesionados, aliviar e reduzir a dor e proporcionar relaxamento e bem-estar.


A Quiromassagem está indicada para o tratamento de:

· Reabilitação;
· Contrações musculares;
· Reumático;
· Lombalgias;
· Artroses;
· Entorses;
· Distensões;
· Ciáticas;
· Torcicolos e tensões crónicas;
· Problemas na coluna vertebral;
· Problemas das articulações
· Defeitos posturais;
· Depressões;
· Stress;
· Insónias;
· Estimulação do sistema circulatório;
· Diminuição dos depósitos de gordura, acelerando o seu metabolismo;


Técnica - Lígia Ferreira

Estas sessões são gratuitas, mas, dependem de marcação prévia, a qual pode ser efetuada:
· Presencialmente no Centro Municipal de Valências
· Telefone: 253 356 068
· E-mail: centromunicipalvalencias@cm-terrasdebouro.pt


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta-feira
Manhã: 9:00 às 13:00 hora
Tarde: 14:00 às 17:00 Horas

Trânsito condicionado na Vila do Gerês a 17, 18 e 19 de abril

O Município de Terras de Bouro informa que, em virtude de ações de limpeza e lavagem da av. ...

17-04-2024

ler mais

Município de Terras de Bouro, CPCJ de Terras de Bouro e Associaç…

O Município de Terras de Bouro, a CPCJ de Terras de Bouro e a Associação Adolescere estabele...

17-04-2024

ler mais

Trânsito interrompido na Rua Miguel Torga a 17 de abril

O Município de Terras de Bouro informa que, em virtude de ações de limpeza e lavagem da rua ...

17-04-2024

ler mais

Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Terras de Bou…

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Terras de Bouro (CMPCTB) reuniu-se a 9 de abril no...

15-04-2024

ler mais

Em abril assinalamos e promovemos a campanha para a prevenção do…

Município de Terras de Bouro CPCJ de Terras de Bouro...

12-04-2024

ler mais

Município de Terras de Bouro adere à campanha integrada no Plano…

- Flayer da Campanha "Cinto-me Vivo"             &nbs...

10-04-2024

ler mais

Aquisição de imóveis para implementação de projetos no âmbit…

A Câmara Municipal de Terras de Bouro, em execução da Estratégia Local de Habitação, apro...

09-04-2024

ler mais

Edital – Oferta pública de aquisição de imóveis para impleme…

  - Ver Edital - Ver Edital DRE -Ver Formulário...

09-04-2024

ler mais
abril 2024
D Sb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
Sem eventos

IMG 20230529 WA0126  

giweather joomla module

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação