EXERCÍCIO PÚBLICO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O RISCO SÍSMICO DECORREU EM TERRAS DE BOURO

Na sequência do exercício nacional “A TERRA TREME”, que se realizou dia 05 de novembro, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com o apoio da Câmara Municipal e dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, promoveu esta iniciativa no nosso concelho com actividades na sede do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro.

1

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil procura assim chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. O exercício em concreto teve a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes foram convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

Conhecer ou relembrar os procedimentos que se devem adotar antes, durante e depois de um sismo, organizar a sua casa e a sua família pode e vai salvar vidas! Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo e devemos estar preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela o mais rapidamente possível.

Na mesma ocasião os responsáveis da Proteção Civil Distrital e dos Bombeiros de Terras de Bouro foram também recebidos nos Paços do Concelho pelo Executivo Municipal, como forma de reconhecimento pela escolha de Terras de Bouro para esta importante demonstração.