Bem-vindo à página oficial da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Nota à navegação com tecnologias de apoio h2

Nota à navegação com tecnologias de apoio h3

Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

Processo de candidatura da Geira/Via Romana a Património da Humanidade concluído e entregue na Comissão Nacional da UNESCO

Na  sequência do Processo de candidatura da Geira/Via Romana a Património da Humanidade era intenção do município a deslocação de uma comitiva representativa  ao Ministério dos Negócios Estrangeiros com o intuito de formalizar a mesma candidatura. No entanto,  tal não foi possível devido à pandemia e após contactos com o embaixador José Filipe Moraes Cabral, foi solicitado o envio do processo por via digital, ficando adiada, para  quando as condições o permitirem,  a receção dos responsáveis municipais em Lisboa.

1

Neste sentido, foi enviado no presente dia todo o processo de candidatura para a Comissão Nacional da UNESCO esperando a atualização da Lista Indicativa Portuguesa e, consequentemente, a integração da Via XVIII / Geira Romana na referida lista.  

A Geira, ou Via Nova, foi construída na segunda metade do século I d.C., no contexto da romanização do Noroeste Peninsular. A sua construção foi um reforço da malha viária na região, pois já existia uma via que ligava Bracara a Astorga, a Via XVII, no entanto, os romanos, sentiram a necessidade de uma outra via, com trajeto mais curto e que passasse pelo lado nordeste da Península, onde florescia a atividade mineira. No concelho de Terras de Bouro a via não sofreu grandes alterações, o traçado continua bem definido, há miliários bem preservados ao longo de toda a via e vestígios de pontes, pedreiras, calçadas, etc.

A candidatura da Geira a Património da Humanidade pretende classificar, promover e valorizar a Via Romana (Geira), pois apresenta-se como um recurso cultural de inestimável valor, devido à sua extensão no concelho e atendendo ao título e reconhecimento como Património Nacional (Decreto nº5/2013, de 06-05-2013). A Câmara Municipal de Terras de Bouro tem procurado valorizar a Via Romana ao construir várias infraestruturas de apoio e de interpretação ao legado romano deixado no território. A  Geira – Via Romana apresenta-se como um produto de cariz cultural e ambiental que para além de Património Nacional, atravessa a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês Xurés (Mata da Albergaria) e o Parque Nacional da Peneda-Gerês, único em Portugal.

A valorização da Geira tem sido uma alavanca turística para os municípios por onde o traçado passa, sendo que, esta nova classificação permitirá valorizar ainda mais e promover a Geira – Via Romana, transformando-a, ainda mais, num ponto de referência internacional relativo a existência de património arquitetónico ainda bem preservado.

Convém referir ainda que Terras de Bouro detêm a maior concentração de marcos miliários de que há registo no mundo inteiro. E com isso, muito espólio continua intacto, sendo para tal necessário explorar e estudar, reforçando a importância e a obrigação que se deve ter na preservação e salvaguarda de um património que é de todos nós.

Técnicos de Apoio Informático - Eleição do Parlamento Europeu

  Em todas as assembleias e seções de voto, pela primeira vez, serão utilizados cadern...

24-04-2024

ler mais

Ultra Trail da Geira percorreu Terras de Bouro

No dia 21 de abril, a prova Ultra Trail Geira / Via Romana realizou a sua décima quinta ediç...

24-04-2024

ler mais

Interrupção no abastecimento de água na freguesia de Carvalheir…

Na sequência de uma intervenção urgente e estritamente necessária que visa a higienização...

22-04-2024

ler mais

Interrupção no abastecimento de água na freguesia de Souto - O…

Na sequência de uma intervenção urgente na rede de abastecimento de água, a Câmara Municip...

22-04-2024

ler mais

Trânsito condicionado na Vila do Gerês a 17, 18 e 19 de abril

O Município de Terras de Bouro informa que, em virtude de ações de limpeza e lavagem da av. ...

17-04-2024

ler mais

Município de Terras de Bouro, CPCJ de Terras de Bouro e Associaç…

O Município de Terras de Bouro, a CPCJ de Terras de Bouro e a Associação Adolescere estabele...

17-04-2024

ler mais

Trânsito interrompido na Rua Miguel Torga a 17 de abril

O Município de Terras de Bouro informa que, em virtude de ações de limpeza e lavagem da rua ...

17-04-2024

ler mais
abril 2024
D Sb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
Sem eventos

IMG 20230529 WA0126  

giweather joomla module

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação