Bem-vindo à página oficial da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Nota à navegação com tecnologias de apoio h2

Nota à navegação com tecnologias de apoio h3

Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

Reunião do CLAS no âmbito da Rede Social decorreu a 4 de dezembro

Nos termos do disposto no nº 2 do art. 12º do Regulamento Interno do CLAS (reunião extraordinária), teve lugar a 4 de Dezembro no Salão Nobre dos Paços do Concelho uma reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS).

No período inicial decorreu uma sessão realizado pelo CIAB - Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo (Tribunal Arbitral de Consumo), seguindo-se também um período de apresentação do Projeto ADÉLIA a cargo da CPCJ de Terras de Bouro que caracteriza-se por ser um plano de apoio à Parentalidade Positiva e à capacitação parental para a promoção e proteção dos direitos da criança, baseada no conhecimento da realidade infanto-juvenil do Concelho. O Projeto destina-se a Crianças e Jovens; Famílias e cuidadores; Profissionais que trabalham com famílias; Comissões de Proteção de Crianças e Jovens; Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude e a toda a Sociedade Civil. Um dos principais objetivos é desenvolver Planos Locais de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens, garantindo estratégias de apoio a uma parentalidade positiva e responsável. Para tal, torna-se necessário fazer um diagnóstico local com o apoio da Rede Social já estabelecida segundo o Plano Municipal de Saúde, o Plano Municipal para a Igualdade de Género, o Plano Municipal de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, a Estratégia Local de Habitação, com o apoio do IEFP – dados do Centro de Emprego, das IPSS - locais, da Segurança Social, do Agrupamento de Escolas Terras de Bouro e do Centro de Saúde. Irão também ser criados e dinamizados grupos de discussão por freguesias, os “World Café” e inquéritos a vários níveis. O Plano será local e deve ter a participação de todos - possibilitará a candidatura a vários programas: “Cidade Amiga da Criança” e “Selo Protetor”.

20191204 104603

A reunião prosseguiu com a análise e votação dos pareceres técnicos sobre os pedidos apresentados pelos Centros Sociais de Valdosende, Rio Caldo, Covide, Moimenta, Souto, Cibões e Chorense, tendo em vista a apresentação de candidatura ao Aviso NORTE-42-2019-48|Equipamentos Sociais e, de igual forma, se fez a análise e votação dos Pareceres Técnicos sobre os pedidos apresentados pelos Centros Sociais de Covide e de Vilar da Veiga para implementação de nova resposta social (Centro de Dia). Por último, os membros deliberaram sobre as alterações ao Plano de Ação do Projeto CLDS - 4Geira TB (alteração da atividade n.º 17) e foram ainda abordados outros assuntos decorrentes da área social.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação