Município de Terras de Bouro assinalou o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

O Município de Terras de Bouro, através do Centro Municipal de Valências, assinalou o dia 25 de Novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

1

O fenómeno da violência doméstica contra as mulheres abrange vítimas e agressores/as de todas as condições e estratos sociais e económicos, manifestando-se através da violência: física, psicológica e sexual. Para assinalar o dia, o Município de Terras de Bouro organizou em parceria com o Agrupamento de Escolas uma Sessão informativa subordinada ao tema e dirigido aos alunos do Agrupamento. No final da sessão, realizou-se uma marcha desde o Agrupamento até aos Paços do Município onde se prestou um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. De salientar que entre 2004 e 2018 registaram-se 503 femicídios, onde ainda não estão incluídas as cerca de três dezenas de mortes ocorridas só este ano. Esta sessão informativa contou a presença do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas da GNR (NIAVE) pertencente ao Comando Territorial de Braga, constituído por militares especializados na investigação de crimes nesta área, cuja sua intervenção geral visa melhorar a qualidade da resposta policial ao fenómeno das violências perpetradas sobre vítimas específicas. Também esteve presente um militar do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso ligado a este tipo de crimes. Para além disso, foram colocadas faixas pretas nos edifícios municipais e que aí permanecerão ao longo desta semana com o número das vítimas ocorridas neste contexto de violência, uma iniciativa em parceria com a UMAR - União de Mulheres Alternativa Resposta - Núcleo de Braga. Esta iniciativa contou ainda com a presença da Senhora Vereadora, que aproveitou para falar sobre a temática em questão, agradeceu às várias entidades que marcaram presença nesta iniciativa, designadamente aos Bombeiros, Cruz Vermelha, Centro de Saúde e CPCJ.