Bem-vindo à página oficial da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Nota à navegação com tecnologias de apoio h2

Nota à navegação com tecnologias de apoio h3

Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

Grupo do Projeto Erasmus+ recebido nos Paços do Concelho

No âmbito do Projeto Erasmus+ a Escola Básica de Rio Caldo, do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, em parceria com a escola Förderschule ES Zülpicher Straße – Colónia – Alemanha e o Colegiul Tehnic Energetic - Cluj-Napoca – Roménia, têm vindo a desenvolver um projecto em comum, cujo tema é “You belong to us! Learning together with the Index for Inclusion…”.  No dia 20 de novembro, os participantes neste projecto foram recebidos na câmara municipal pela Vereadora da Educação, Drª Ana Genoveva que deu as boas-vindas ao nosso concelho e destacou a importância deste plano que permite um saudável e profícuo intercâmbio social, cultural e pedagógico.

1capa

A duração do projecto é de 3 anos e o seu objectivo  é tornar a escola mais inclusiva para todos os alunos. Como instrumento de trabalho utiliza-se o Índex para a inclusão de Tony Booth e Mel Ainscow. Assim, na semana de 17 a 23 de Novembro, alunos e professores das escolas parceiras, nomeadamente, 5 alunos e 6 professores da escola Förderschule ES Zülpicher Straße – Colónia – Alemanha e 5 alunos e 4 professores do Colegiul Tehnic Energetic - Cluj-Napoca – Roménia visitaram a escola de Rio Caldo, onde os alunos do 9º ano e os professores dinamizadores do projecto lhes proporcionaram uma série de actividades, nomeadamente:18/11 - Segunda-feira -Receção na Escola com a presença do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro (Jogo de apresentação; Visita guiada na escola; Tarde de Tradições locais; Lenda de S. Martinho; Jogos tradicionais; Magusto; Sopa no Pote e churrasco).19/11 – Terça-feira - Viagem às origens de Portugal - Visita a Guimarães (Paço dos Duques de Bragança; Castelo de Guimarães; Capela de São Miguel do Castelo; Estátua Afonso Henriques; Museu Alberto Sampaio - Realização de Peddy-paper de descoberta do museu em inglês).20/11 – Quarta-feira - À descoberta de Terras de Bouro (Ermida – Cascata do Arado – Miradouro da Pedra Bela - Gerês; Visita ao Museu de Vilarinho da Furna e Museu da Geira; Visita à Câmara Municipal e sede do concelho). 21/11 – Quinta-feira - Da Serra ao Mar (Visita ao Bom Jesus do Monte (subida no Funicular) e ao Sameiro; Visita à Póvoa do Varzim). 22/11 - Passeio de Barco na Albufeira da Caniçada; Reunião de Trabalho; Atividades na escola; Jantar convívio na escola.

Foi uma semana de troca intensa de saberes e de tradições. Estes projectos revelam-se uma mais valia para toda a comunidade educativa proporcionando aos alunos e professores o desenvolvimento da língua estrangeira e o conhecimento de novas culturas. Também neste campo de acção a escola de Rio Caldo já levou 5 alunos e 5 professores a Colónia, Alemanha e 5 alunos e 5 professores a Cluj-Napoca – Roménia.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação