Câmara Municipal de Terras de Bouro e CIM Cávado promovem reunião de trabalho com Instituições Sociais

Na sequência da aprovação dos projetos apresentados por cinco IPSS´s do concelho ao Aviso NORTE-42-2018-15|Investimentos em Equipamentos Sociais e da publicação do Aviso para apresentação de novas candidaturas (Aviso NORTE-42-2019-48|Equipamentos Sociais), a Câmara Municipal, em colaboração com a CIM Cávado, entendeu promover uma reunião de trabalho com as Instituições Sociais.

1

Esta sessão de trabalho teve como objetivo prestar esclarecimentos sobre os procedimentos a adotar após aceitação da decisão de aprovação das candidaturas, assim como orientar as IPSS´s para a devida instrução/submissão das candidaturas ao Aviso NORTE-42-2019-48. Estes avisos de concurso destinam-se a apoiar a qualificação e adequar a atual rede de serviços e equipamentos sociais à satisfação das necessidades da população, através do financiamento de operações de reconversão, ampliação, remodelação e adaptação de espaços físicos, bem como a aquisição e ou substituição de equipamento móvel.

A sessão, que decorreu no dia 7 de novembro, contou com a participação de sete Instituições Sociais de Terras de Bouro (Centros Sociais de Souto, Moimenta, Chorense, Cibões, Covide, Rio Caldo e o Centro de Solidariedade Social de Valdosende) e foi dinamizada por duas Técnicas da CIM Cávado, Daniela Gomes e Manuela Soeiro.

O investimento das IPSS´s com os Projetos já aprovados e que vão ser candidatos ascende a 1.300.000,00 € (um milhão e trezentos mil euros), contando com um financiamento do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020) de aproximadamente 795.000,00 € (setecentos e noventa e cinco mil euros).

A Câmara Municipal considera de extrema importância todo o trabalho desenvolvido pelas IPSS´s no apoio à população residente no concelho nas áreas da Infância, Juventude, Terceira Idade e Deficiência. Neste sentido, o Município tem disponibilizado, ao longo dos anos, apoio técnico e financeiro quer na implementação/qualificação das respostas sociais, quer na submissão de candidaturas a programas nacionais e comunitários.

2