Projeto TER + SUCESSO Finaliza Ano Letivo Com Resultados Positivos

O Município de Terras de Bouro, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (NORTE 2020) através da Tipologia de Intervenção Planos Integrado e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar de âmbito intermunicipal, finalizou mais um ano escolar cheio de atividades com vista ao sucesso educativo, reduzindo as saídas precoces do sistema educativo e combatendo o insucesso escolar (taxas de retenção e desistência).

20190108 110555 01 Medium

No decurso do ano escolar de 18/19, foram levadas a cabo várias atividades pela equipa multidisciplinar, constituída por profissionais das áreas de psicologia e terapia da fala. A mesma teve como metas contribuir para a promoção do sucesso educativo e prevenir o abandono escolar através da implementação e operacionalização de várias medidas, de modo a que as suas ações em ambiente escolar fossem, efetivamente, promotoras de sucesso educativo. De igual modo e no campo da leitura e escrita, várias foram as atividades levadas a cabo por entidades externas que proporcionaram um conjunto de atividades de enriquecimento curricular que permitiram explorar e melhorar as competências leitoras e de escrita dos alunos para uma aprendizagem de qualidade e de sucesso, com vista à ativação e consolidação de competências estruturantes para o processo de literacia.

Foram também desenvolvidas ações no âmbito do Projeto “Cenas & Ciências”, da responsabilidade da TECMINHO, que visaram, através de várias sessões com todas as turmas do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, incentivar uma alimentação saudável.

Por fim, no Complexo da Piscina Municipal de Terras de Bouro, os jovens treinaram as competências comportamentais promotoras do sucesso escolar através da prática da natação, o que contribui para o trabalho de equipa, a disciplina de treino, a concentração e a atenção às orientações do treino, valorizando o aumento da auto estima dos alunos referenciados.

O ano escolar que finalizou permitiu, antes de tudo, promover o conhecimento científico, tecnológico, cultural, artístico e empreendedor das nossas crianças e potenciar iniciativas que promovam a aproximação dos alunos às suas comunidades.