Bem-vindo à página oficial da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Nota à navegação com tecnologias de apoio h2

Nota à navegação com tecnologias de apoio h3

Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

Cortejo Etnográfico de Terras de Bouro Abrilhantou Festas Concelhias em Honra de S. Brás

O Cortejo Etnográfico das Freguesias e Coletividades de Terras de Bouro, realizado no âmbito das Festas Concelhias em Honra de S. Brás, retratou a identidade cultural e patrimonial das freguesias do concelho num percurso realizado no centro da vila de Terras de Bouro e marcado por muita animação e alegria, onde muitas pessoas provindas de praticamente todas as freguesias apresentaram os usos e os costumes mais genuínos desta terra, promovendo e divulgando a cultura popular e a etnografia local.

20190803 190656 Medium

Além da sonoridade característica das nossas aldeias a cargo da Charanga de Vilar da Veiga, desfilaram pelas ruas episódios da ruralidade como a prática da pastorícia, o ciclo do pão, do linho e do vinho, a agricultura tradicional, o gado, para além da componente desportiva local e o património religioso, histórico e cultural das freguesias, entre outros. A riqueza gastronómica do concelho também marcou presença com a oferta aos participantes de iguarias antigamente confecionadas aquando das atividades agrícolas.

A avaliação da melhor representação ficou a cargo de um júri composto por três elementos que avaliaram a originalidade, identidade cultural, interação com o público, criatividade, sátira, decoração da viatura e número de elementos. A Junta de Freguesia de Gondoriz com o tema “O Vinho” ficou em 1º lugar, tendo a Associação “SANIGAV” / Junta de Freguesia da Balança ficado em 2º lugar com o tema “O Casamento” e a Junta de Freguesia de Carvalheira com o 3º lugar com a representação do “Transporte do Bom Jesus da Mós”.

Todos os responsáveis por cada manifestação alegórica deram azo à imaginação e criatividade, mostrando aos locais e visitantes as tradições emblemáticas dos aglomerados rurais, oferecendo um misto de genuinidade e voluntarismo nas respetivas recriações.

Centenas de pessoas foram ao longo dos últimos meses mobilizadas para construir e ornamentar os carros alegóricos, bem como a participar nos mesmos, dando corpo a um cortejo onde a criatividade e a inovação no tratamento dos temas apresentados surpreenderam o numeroso público que marcou presença.

 

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação