No âmbito do Projeto “Ter + Sucesso em Terras de Bouro - Equipa de Apoio ao Aluno e à Família”, o Auditório da sede do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro recebeu a 11 e 12 de abril, um Seminário subordinado às temáticas Sucesso Escolar - Um desafio! e Oficina de Formação- Um diálogo entre as neurociências e a educação.
No primeiro dia e contando com a presença da Vereadora do Município, Drª Ana Genoveva e do Diretor do Agrupamento Escolar, Dr. Óscar Rodrigues, foram abordados e debatidos os seguintes assuntos: Gestão e mediação de conflitos em contexto escolar, pela Dra. Marília Rodrigues, Psicóloga, o papel do terapeuta da fala nas dificuldades de aprendizagem, pela Dra. Ana Gabriela Machado, Terapeuta da Fala, os T.P.C - Potenciadores de sucesso escolar?, pela Dra. Brazelina Marques, Psicóloga e ainda as Perturbações de leitura e escrita “Aprender a ler… Ler para aprender…Ler para crescer “, pela Dra. Paula Teles, Psicóloga.
Já no dia 12, realiza-se uma Oficina de Formação, que teve por objectivo “Um diálogo entre as neurociências e a educação”, destinada aos Educadores, Professores do 1º ciclo, Psicólogos e Terapeutas da Fala e Professores de Educação Especial. Neste segundo dia, os objectivos foram: apresentar os resultados dos recentes estudos sobre a “Ciência da Leitura”, ciência que se desenvolveu com os contributos da psicologia cognitiva e das neurociências e das suas implicações nas práticas educativas; aprofundar conhecimentos sobre o MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles®, um método fónico silábico, de ensino da leitura e da escrita, baseado nos resultados da investigação científica, no estudo e longa prática da autora, professora e psicóloga educacional, na reeducação da crianças e jovens com perturbações da leitura e da escrita; implementar o MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles® em situações de sala de aula e de reeducação e reflectir sobre as práticas pedagógicas.
Esta dupla acção surgiu face ao levantamento de necessidade de formação dos professores em temáticas especiais e também potenciar no Agrupamento de Escola mais condições geradoras de um ensino de qualidade.
Importa, por fim, sublinhar ainda que o Projeto “Ter + Sucesso em Terras de Bouro - Equipa de Apoio ao Aluno e à Família”, resulta da necessidade de agir preventivamente nos primeiros sinais de dificuldades de aprendizagem e de trajectórias de insucesso escolar sinalizados pelos respetivos professores e que por vezes as escolas não detêm os recursos técnicos especializados necessários ou suficientes para o desenvolvimento de uma abordagem de intervenção sistémica de forma atempada e adequada junto do aluno. Este projecto visa reforçar os recursos do AE, nomeadamente, o Serviço de Psicologia e Orientação e promover uma intervenção precoce com vista a criação de um percurso educativo de sucesso. Todos os definidos deste projecto centram-se precisamente em criar uma resposta qualificada e especializada que possa em contexto comunitário, trabalhar variáveis fundamentais para que o processo de ensino/aprendizagem possa ser ajustado às necessidades dos alunos.