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Projeto TER + Sucesso em Terras de Bouro Disponibiliza Instrumentos de Avaliação Psicopedagógica

O Município de Terras de Bouro tem vindo a implementar o Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar – Ter + Sucesso em Terras de Bouro. Este plano, que consiste no apoio ao desenvolvimento de projetos baseados nas várias áreas do conhecimento com vista à melhoria dos resultados escolares no ensino pré-escolar e ensino do 1º, 2º e 3º Ciclo, tem por objetivos reduzir as taxas de retenção, elevar a qualidade e o nível de sucesso dos alunos e ainda prevenir casos de insucesso escolar.

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O projeto de combate ao insucesso escolar “Ter + Sucesso” potenciou a existente equipa multidisciplinar, constituída por profissionais das áreas de psicologia e terapia da fala. A mesma tem como metas contribuir para a promoção do sucesso educativo e prevenir o abandono escolar através da implementação e operacionalização de várias medidas, de modo a que as suas ações em ambiente escolar sejam, efetivamente, promotoras de sucesso educativo.

Neste sentido, foi possível a aquisição de diverso material psicopedagógico que tem como finalidade disponibilizar aos técnicos recursos facilitadores, nomeadamente, de avaliação e intervenção que permitam potenciar juntos dos alunos áreas tais como: o conhecimento, formação pessoal e proporcionar um conjunto de atividades de enriquecimento curricular que permitam explorar e melhorar as suas competências cognitivas e comportamentais, de modo a permitir uma aprendizagem de qualidade e de sucesso.
Assim, os técnicos tem à sua disposição um conjunto de ferramentas que lhes permite implementar medidas e metodologias inovadoras junto dos alunos de Terras de Bouro no sentido de:

- realizar a avaliação diagnóstica dos fatores de risco nos alunos sinalizados em situação de insucesso escolar e/ou risco grave de abandono;
- implementar os instrumentos de trabalho, nomeadamente, instrumentos de avaliação diagnóstica, planeamento e recolha de informação e grelha de indicadores de fatores de risco e condicionantes ao processo de aprendizagem de intervenção com os alunos e famílias;
- desenvolver uma intervenção psicossocial e psicoeducativa individual ou em grupo de ligação com o contexto sociofamiliar.

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