Reflorestação de áreas ardidas com plantas autóctones - Arboreto PNPG GO

Durante a realização desta atividade que contou com a parceria do ICNF (Eng.º Tiago Martins), da Quercus (Dr. Pedro Sousa), da UTAD – Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (Dr. João Carvalho), Associação de Compartes dos Baldios do Campo do Gerês e do Parque de Campismo da Cerdeira (Dr. José Carlos Pires), com o apoio da equipa dos Sapadores Florestais, da Floresta Comum e dos Viveiros do ICNF (Amarante), os alunos do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro procederam à reflorestação com 13 espécies autóctones (Plátano bastardo, Amieiro, Medronheiro, Bétula, Lódão bastardo, Pilriteiro, Freixo, Azevinho, Aderno folhas largas, Azereiro, Carvalho negral, Carvalho alvarinho e Borrazeira preta) de uma área ardida por um incêndio florestal na freguesia do Campo do Gerês, numa área de 3297,70 m2, pertencente aos Baldios daquela freguesia.

CAPA

Esta acção, que decorreu a 27 de Novembro, teve ainda por objeto a sensibilização dos alunos para o risco de incêndios e para os efeitos que os mesmos têm na fauna, na flora e na vida das pessoas.

Com a criação deste Arboreto do PNPG GO, pretendeu-se sensibilizar os mais jovens para as riquezas do Parque Nacional e ao mesmo tempo envolvê-los na promoção da proteção da natureza.