Apelo à votação de Projeto do Orçamento Participativo do Estado

O Município de Terras de Bouro vem, por este meio, promover a divulgação e apelar à votação de um importante e fundamental projeto, na área da Saúde multidisciplinar ao domicílio para as regiões de interior, apresentado este ao orçamento participativo do Estado e que abrange também o nosso concelho.

CAPA

Link do projeto para *votação: https://opp.gov.pt/proj/814?page=2&ordering=random_order

*O processo de votação decorre até dia 30 de setembro.

Saúde multidisciplinar ao domicílio

O acesso a serviços e equipamentos das populações do interior é dispendioso em tempo e dinheiro. Para pessoas com dificuldades de mobilidade ou sem apoios familiares os serviços tornam-se inacessíveis. A qualidade de vida das pessoas residentes fora ou distantes dos grandes núcleos urbanos melhorava significativamente se em vez de se deslocarem individualmente aos serviços, os serviços se deslocassem ao lugar onde vivem.

Propõe-se a criação de consultório ambulante do SNS, começando o protejo piloto nalguns concelhos do Norte Interior, incluindo Terras de Bouro. Para além do médico de família a equipa seria constituída por enfermeiro, psicólogo e fisioterapeuta. As consultas seriam de marcação prévia, e ocorreriam uma vez por mês, procurando responder a várias necessidades de diferentes utentes no mesmo dia. Este serviço público deve ser dirigido preferencialmente a idosos, crianças e pessoas com dificuldades.

Proponentes do projeto

Maria Clara de Carvalho Araújo