Cortejo Etnográfico de Terras de Bouro Abrilhantou Festas Concelhias em Honra de S. Brás

O Cortejo Etnográfico das Freguesias e Coletividades de Terras de Bouro, realizado no âmbito das Festas Concelhias em Honra de S. Brás, refletiu a identidade cultural e patrimonial das freguesias do concelho num percurso realizado no centro da vila de Terras de Bouro e marcado por muita animação e alegria, onde muitas pessoas provindas de praticamente todas as freguesias apresentaram os usos e os costumes mais genuínos desta terra, promovendo e divulgando a cultura popular e etnográfica local.

Além da sonoridade característica das nossas aldeias a cargo da Charanga de Vilar da Veiga e a Fanfarra do Agrupamento de Escuteiros de Moimenta, desfilaram pelas ruas episódios da ruralidade como a prática da pastorícia, os moinhos tradicionais, o ciclo do pão, do linho e do vinho, a agricultura tradicional, o gado, para além da componente desportiva local e o património histórico-cultural de cada freguesia, entre outros. A riqueza gastronómica do concelho também marcou presença com a oferta aos participantes de iguarias antigamente confecionadas aquando das atividades agrícolas.

capa

Todos os responsáveis por cada manifestação alegórica deram azo à imaginação e criatividade, mostrando aos locais e visitantes as tradições emblemáticas dos aglomerados rurais, oferecendo um misto de genuinidade e voluntarismo nas respetivas recriações.

Centenas de pessoas foram ao longo dos últimos meses mobilizadas para construir e ornamentar os carros alegóricos, bem como a participar nos mesmos, dando corpo a um cortejo onde a criatividade e a inovação no tratamento dos temas apresentados surpreenderam o numeroso público que marcou presença.

Durante o percurso foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo, uma lembrança a todas as entidades participantes no cortejo.