Visita da Srª Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Dr.ª Célia Ramos, a Terras de Bouro

No dia 9 de julho, o Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, acompanhado da Vereadora do Município, Dr.ª Ana Genoveva, recebeu nos Paços do Concelho para uma reunião de trabalho a Srª. Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Dr.ª Célia Ramos.

CAPA

No encontro, que contou igualmente com a presença do Dr. Armando Loureiro do ICNF e da Engª Sónia Almeida da ADERE, foram escalpelizados diversos assuntos importantes na sequência da Resolução do Conselho de Ministros n.º 83/2016 e no que concerne ao Projeto 4, nomeadamente: o Ordenamento e sustentabilidade da Zona de Proteção Total da Mata de Albergaria (Área de Intervenção Específica da «Mata do Gerês» de acordo com o previsto no POPNPG); a gestão e ordenamento da visitação massiva sazonal; a promoção de transportes alternativos e fruição do espaço natural; a promoção e a adoção de uma conduta responsável de visitação; a intervenção nos caminhos da Mata de Albergaria e identificação/sinalização da mata; a beneficiação do caminho florestal entre Leonte e a Portela do Homem e a implementação de bolsas de estacionamento na periferia da Mata de Albergaria.

Seguiu-se um périplo pelo concelho, onde também marcaram presença a Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência, Dr.ª Liliana Machado e o Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Sr. Avelino Soares e onde foram assim abordados no terreno: a situação da melhoria do pavimento da mata da albergaria, a criação de zonas de estacionamento, a requalificação da zona envolvente à Portela do Homem e a melhoria da rede viária entre Leonte e a Portela. Foi de igual modo tratada a situação da Praia do Alqueirão, onde por parte da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, foi manifestada a total disponibilidade para, conjuntamente com as entidades responsáveis, encontrar soluções e financiamento para a requalificação da Praia de Alqueirão.