O fenómeno da globalização tem mudado a vida das pessoas, dentro e fora dos organismos, a forma de realizar o mesmo trabalho altera-se constantemente devido à introdução de novas tecnologias e processos de gestão. O grande desafio prende-se fundamentalmente com a necessidade de acompanhar essas mudanças e adaptar-se a essas novas oportunidades de aperfeiçoamento de gestão organizacional.

As rápidas transformações tecnologias, científicas e sociais têm-nos conduzido a uma sociedade globalizada e por isso o nosso modelo de gestão municipal tem de acompanhar estas tendências evolutivas de modo a que o nosso Município possa oferecer os seus serviços com um substancial ganho de qualidade para as populações locais.

Deste modo, afigura-se necessário, a criação de um sistema de gestão da qualidade que estimule as aptidões e desempenho dos colaboradores deste Município, porquanto é fundamental que as pessoas e as equipes de trabalho consigam ser altamente produtivas dentro de um ambiente sadio, pois quanto maior for o conhecimento e a administração estratégica das diferenças e diversidades individuais, maior será a qualidade da contribuição dos funcionários, em termos de competências e de comprometimento para com a organização.

Nestes termos, este Município visa assegurar a satisfação das necessidades e expectativas das populações locais com recurso à melhoria contínua dos serviços, através da modernização administrativa, adotando melhores práticas de gestão e otimização da utilização dos recursos e património.

Neste contexto a Politica da Qualidade do Município de Terras de Bouro, tem como vetores de atuação:

- Promover a satisfação das necessidades explícitas e implícitas dos munícipes, colaboradores da autarquia, fornecedores de serviços e da população em geral, respondendo adequadamente às suas solicitações;
 
- Assegurar uma melhoria contínua dos serviços prestados pelo Município fomentando o aumento da qualidade, rigor, transparência, capacidade e tempo de resposta dos serviços, da desburocratização, da modernização administrativa, da simplificação e informatização de processos e do reforço da capacidade técnica dos colaboradores de modo a conseguir dar uma resposta mais eficiente e eficaz aos munícipes;
 
- Valorização humana e profissional dos colaboradores do Município, promovendo a formação, envolvimento e a sensibilização de todos os colaboradores em matéria de Qualidade;
 
- Promover a criação e implementação de ações que visem a melhoria da qualidade dos serviços;
 
- Cumprir todas as normas, requisitos legais e regulamentares aplicáveis às atividades e serviços;
 
- Avaliar o desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade numa lógica de melhoria contínua, definindo indicadores que podem ser periodicamente revistos, desde que se revele necessário, de modo a adequá-los à realidade;
 
- Introdução de excelência e inovação em todos os serviços prestados pelo Município, através do empenho na modernização dos serviços;
 
- Auscultar as opiniões/ sugestões dos munícipes desde que se revelem construtivas e pertinentes para a melhoria do funcionamento dos serviços;
 
- Implementar e fazer cumprir o Sistema de Gestão da Qualidade com o propósito de melhorar a eficácia dos serviços de modo a dar resposta aos pressuposto atrás enunciados.
 
 

Avaliação da Satisfação

O Município de Terras de Bouro consciente do seu papel na satisfação das necessidades e expetativas dos seus munícipes, visa melhorar continuamente o serviço que presta.

Neste sentido, como a sua opinião é fundamental para apostarmos na melhoria contínua dos nossos serviços vimos solicitar a sua participação através do preenchimento de um inquérito, que elaborámos para aferir o grau de satisfação do munícipe/ utente e detetar oportunidades de melhoria, ou caso pretenda efetuar algum elogio, sugestão ou reclamação também o poderá fazer através do preenchimento do impresso disponibilizado para o efeito. A procura da melhoria contínua, com vista a melhorar a prestação do serviço público, é o principal compromisso estabelecido na nossa organização.

Por conseguinte, a sua opinião e colaboração é fundamental para prestarmos um serviço de Qualidade, para que possamos criar novas alternativas e oferecer um atendimento cada vez mais eficaz.

-Relatório de Avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade - 2014