No dia 17 de julho, o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Dr. Jorge Sobrado, deslocou-se a Terras de Bouro onde foi recebido nos Paços do Concelho pelo Executivo Municipal. Nesta visita e posterior périplo pelo nosso concelho, o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo, teve a oportunidade de demonstrar e apresentar ao Dr. Jorge Sobrado muitos dos projetos que este Executivo pretende concretizar, nomeadamente, na valorização, preservação e requalificação da Geira, na Eficiência Energética de edifício municipais, na requalificação do Centro Cultural da sede do concelho e na requalificação do Núcleo Museológico de Campo do Gerês.
De referir ainda que foram apresentados projetos idealizados e alguns deles já concretizados para a criação de centros interpretativos da cultura e tradições locais como a recuperação e revitalização de casas florestais do PNPG, a criação do Centro Interpretativo da Vezeira, a criação do Centro Interpretativo da Cabra Montesa na Ermida, a reabilitação da Casa da Barca em Rio Caldo, a requalificação da Galeria dos Marcos Miliários na Portela do Homem, a requalificação da Casa do Latim para centro de artesanato, a requalificação do Moinho de Vento em Gilbarbedo/Cibões e o Centro Interpretativo de Vilarinho da Furna - NPA 570. A Geira - Via Romana com a Candidatura a Património da UNESCO e a proposta de valorização da célula defensiva de Bouro, Trincheira de Campo do Gerês mereceram também atenção. Já no património religioso, ressalvou-se mais investimento na Capela de S. Brás na Vila de Terras de Bouro. A requalificação da Praça de Espetáculos Culturais Dr. António de Araújo, a recuperação e interpretação do Sagrado no Campo do Gerês, os Caminhos de S. Bento, os grupos musicais concelhios, a Centenária Banda Musical de Carvalheira, os ranchos folclóricos e a Escola de Música de Terras de Bouro, foram outras domínios culturais que foram apresentadas ao Dr. Jorge Sobrado como sendo prioritários para a autarquia conservar a requalificar.
O executivo municipal dá assim mais um claro exemplo do seu empenho junto das entidades responsáveis para a importância de promover um desenvolvimento equilibrado que favoreça a coesão territorial, ao mesmo tempo em que valorize e preserve a cultura e o património da nossa região.