No âmbito do projeto Minho Inovação PA3 - Aldeias de Portugal / Minho, promovido pela CIM do Cávado, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, pela sua Escola Superior Agrária e a Associação Cultural Rural Vivo organizaram na Sala da Geira do Museu de Vilarinho da Furna a primeira “Oficina de Partilha de Conhecimentos e de Experiências em ligação com os modelos educativos e aprendizagens em territórios de baixa densidade: uma reflexão em torno da sua aplicação em aldeias de montanha”.
A sessão, que contou com o apoio do Município de Terras de Bouro e da Junta de Freguesia de Campo do Gerês, foi inaugurada e moderada pela Vereadora da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Ana Genoveva Araújo e teve por objetivos: reconhecer modelos educativos para territórios de baixa densidade; reconhecer o potencial educativo das aldeias; refletir em torno da importância da permanência das crianças e jovens no seu território e partilhar experiências de intervenções educativas locais.
Assim sendo e num primeiro momento decorreu participação do Professor Abílio Amiguinho, professor jubilado da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Portalegre, investigador, autor de vários livros sobre o tema e atualmente coordenador de um projeto intergeracional em Portalegre, o projeto Entre-Tempos. Esta intervenção do Professor Abílio Amiguinho teve duas componentes: uma de natureza mais reflexiva e outra de partilha da sua atual experiência. Seguidamente, participaram os restantes convidados que partilharam as suas experiências de iniciativas que configuram modelos educativos alternativos, com aplicação a territórios rurais de baixa densidade. António Córbal do Centro de Desenvolvimento Rural O Viso (Lodoselo – Ourense), Evelyne Moussons da Comunidade de Aprendizagem “Germinar” (Campo do Gerês – Terras de Bouro) e Maria Macedo, membro da Equipa Pedagógica do Campus Clonlara (Idanha-a-Nova) intervieram também neste período que antecedeu um espaço de debate sobre as temáticas e experiências vividas e apresentadas.