Bem-vindo à página oficial da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Nota à navegação com tecnologias de apoio h2

Nota à navegação com tecnologias de apoio h3

Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

Terras de Bouro no Guia Caminhar do Expresso de 12 de março

O jornal Expresso, o semanário mais lido em Portugal, está a publicar todas as sextas feiras, entre 12 de março e dez de abril uma serie de guias e mapas com sugestões e dicas de especialistas para caminhar, pedalar e correr.

159620710 10158726387797949 5789046415880539610 o

No Guia Caminhar de 12 de março, página 11, está referenciado o concelho de Terras de Bouro, através do Trilho do Castelo, Castelo de Bouro ou de Covide, que se estende pelas chãs e cumeadas da memorável e histórica serra de Santa Isabel.

O seu percurso percorre veredas singulares, ladeadas pelos maciços montanhosos da Amarela e do Gerês e apresenta as várias modalidades de organização de paisagem natural e construída, oriundas da época medieval.

No alto do Monte Castelo, a 890 metros de altitude, o Castelo de Bouro ou de Covide era uma construção de madeira de uso militar, relacionada com um sistema de defesa da fronteira com a Galiza. A sua edificação datou do século XII e, hoje em dia, resta apenas um imponente amontoado de grandes blocos graníticos no topo do monte que em muito ainda nos faz sentir sentinelas de um castelo que domina uma extensa e admirável paisagem sobre o vale do rio Homem e do rio Cávado. O trilho do Castelo abrange o território da união de freguesias de Vilar e Monte (Santa Isabel), Chamoim e Covide, e apresenta dois pontos de início: Cruzeiro do Monte (Stª Isabel) e Lugar do Calvário, em Covide.

 ….”Durante 5 semanas, o Expresso oferece três guias e dois mapas para desfrutar a Primavera, manter a mente sã e o corpo são e desfrutar ao ar livre.

Cuide de si e explore um país fantástico, com as melhores sugestões e dicas de especialistas para caminhar, pedalar e correr.

(…)

Esteja em forma para os dias mais brilhantes que hão-de chegar”**

**Expresso

- Ver Guia Expresso Caminhar em Terras de Bouro (pdf)

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação