Centro Social de Rio Caldo investe em equipamento e remodelação de infraestruturas

O Centro Social e Paroquial de Rio Caldo, fundado em 02/10/1984, dinamiza, atualmente, duas valências, Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e Estrutura Residencial para Pessoas ldosas (ERPI), encontrando -se a dar resposta a 52 utentes. Com o objetivo de melhorar as condições de acolhimento dos utentes e qualificar os serviços prestados nas duas valências, a lnstituição apresentou uma candidatura ao Aviso NORTE-42- 2018 -15-Equipamentos Sociais, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020).Com esta candidatura, pretendeu-se adquirir diverso equipamento móvel (20 camas articuladas  com grades e colchões, 20 mesas de cabeceira,  20 cadeirões relax, 12 mesas, 30 cadeiras,  1  maquina  de secar  roupa, 1 máquina  de  lavar  roupa, 2 armários  frigoríficos  e 5 cadeiras de rodas), com vista à substituição do equipamento existente, por este já não se encontrar nas melhores condições de utilização .

CS RIO CALDO

Tenda a candidatura sido aprovada (Opera ao NORTE-07-4842-FEDER-000182) e encontrando­ se já integralmente executada, o Centro Social realizou um investimento total no valor de 34.147,64 €, contando com uma comparticipação financeira do Fundo Europeu de Desenvolvimento  Regional (FEDER) no valor de 25.119,61 € .

Além deste, o Centro Social de Rio Caldo encontra-se já executar um novo Projeto, a nível infraestrutural. Trata-se de uma intervenção de remodelação de parte das instalações existentes e de amplia ao do edificado, tendo em vista o aumento da capacidade de ERPI de 20 para 30 lugares. Esta intervenção resulta, igualmente, da aprovação de candidatura apresentada ao Aviso NORTE-42-2019 -48-Equipamentos Sociais, também no âmbito do Programa Norte 2020 (Opera ao NORTE-07-4842-FEDER-0 00538-).

Esta empreitada encontra-se em execução desde setembro/2020, estando previsto um investimento total na ordem dos 566.561,53 €, beneficiando de uma comparticipa ao financeira do FEDER no valor de 104.977,00 € . Além de alargar a capacidade de resposta de ERPI em 10 novas  lugares,  esta intervenção permitirá igualmente  melhorar  as  condições  de  acolhimento  e  qualificar  os serviços prestados aos atuais 52 utentes de ERPI e SAD .