Apresentação da quarta edição do Projeto ‘Aqua Cávado”

Além dos importantes projetos previstos, incentivar a população e principalmente os jovens a proteger a natureza, é o objetivo da quarta edição do projeto “Aqua Cávado”, versão que foi apresentada a 10 de abril na Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM do Cávado) e que contou com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo e da Senhora Vereadora do Município, Dr.ª Ana Araújo.

CAPA

Esta edição, que decorre entre 22 de Março (Dia Mundial da Água) e 1 de Outubro (Dia Nacional da Água), trata-se de um projeto que envolve os municípios que integram a CIM do Cávado e que visa a preservação e valorização do património natural dos vales dos rios Cávado e Homem, através da realização de várias atividades.

Segundo declarou o Eng.º Luís Macedo, primeiro secretário da CIM do Cávado: “ a intenção é duplicar o número de jovens que vão ser mobilizados para o projeto. Vamos procurar também sensibilizar as pessoas e chegar ao público através da exposição de fotografia, que poderá ser motivadora de novas experiências e de novos militantes na defesa do rio, e na promoção das potencialidades dos rios Cávado e Homem.” A exposição fotográfica conta com a colaboração dos municípios, do Museu Nogueira da Silva e da EDP.

Dos projetos de preservação da natureza foi salientada a Ecovia do Cávado, que vai ligar Melgaço a Terras de Bouro e a Esposende. Uma das ações para este ano passa pela adoção, por parte da CIM do Cávado, de um troço do rio Homem, junto à foz com o rio Cávado. Saídas de campo (possivelmente em Maio e em Setembro) são outras das atividades previstas, sendo que as crianças participantes vão poder participar em ações de sensibilização e proceder à recolha de amostras da água do rio Cávado.

O Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho) é assinalado com a realização de um seminário onde os municípios poderão dar a conhecer os investimentos feitos nas margens do rio Cávado.