Lançamento do projeto da Raia Termal: “um destino: dois países”

No dia 18 de dezembro decorreu em Ourense a jornada de lançamento do Projeto da Raia Termal “Um destino: dois países”, evento que contou com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo.

Intervenção do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, na apresentação do Projeto da Raia Termal

CAPA

“O Projeto Raia Termal cofinanciada pelo POCTEP (Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal) tem por objetivo a preservação e conservação dos espaços naturais fluviais transfronteiriços do Minho e do Lima e visa contribuir para a melhoria do meio ambiente e dos recursos termais das áreas de intervenção do projeto, compreendido entre Ourense e o Norte de Portugal, de modo a contribuir para uma valorização destes recursos termais e consequentemente da oferta turística.

Apesar do Executivo Municipal de Terras de Bouro apenas ter tomado posse em 20/10/2017, logo que tomou conhecimento do projeto resolveu abraçá-lo de imediato por entender que o mesmo pode contribuir de uma forma muito positiva para o desenvolvimento do termalismo existente no concelho.

A Estância Termal do Gerês tem a particularidade de se encontrar localizada em pleno coração do único Parque Nacional de Portugal, tratando-se de uma zona com paisagens deslumbrantes e com uma riquíssima fauna e flora que o complementam, tornando-o um destino turístico, só por si, de excelência.

Há mais de dois mil anos já os Romanos exploravam e tiravam partido dos benefícios das águas termais do Gerês, apesar de na altura as terras do Gerês serem um local de difícil acesso.

Os poderes curativos destas águas rapidamente se espalharam e fizeram afluir àquele local grande número de pessoas, o que fez com que à volta das termas tenham surgido inúmeros empreendimentos turísticos e hoteleiros.

Apesar de atividade termal se ter desenvolvido sobretudo através das características distintivas conferidas pelas águas e pelas atividades terapêuticas que eram desenvolvidas em cada estância termal, certo é que a evolução do conceito associado ao termalismo levou a que se tornasse necessário diversificar a oferta existente, alargando-a agora a novos mercados na área da saúde e do bem-estar. Assim este projeto poderá vir alavancar estes novos desafios resultantes de um mercado cada vez mais exigente.

O projeto em questão terá duas componentes de especial relevo, uma delas ao nível da requalificação da área envolvente à Estância Termal do Gerês (Termas do Gerês) e outra que se focará na projeção da estância termal, quer a nível nacional quer a nível internacional.

A componente física do projeto prevê a execução de duas obras de maior relevo, designadamente:

- A recuperação e melhoria da toda a zona ribeirinha do rio Gerês, na Vila do Gerês;

- E a criação de um jardim com ervas e plantas aromáticas e medicinais autóctones do Gerês.”

 

 

© Câmara Municipal de Terras de Bouro 2015, Todos os direitos reservados.

Praça do Município - Moimenta, 4840-100 Terras de Bouro | Telefone 253 350010 | Fax 253 351894 | geral@cm-terrasdebouro.pt

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação