Projeto Pimpolho proporciona prevenção de ambliopia

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Terras de Bouro está a participar na implementação do Projeto Pimpolho – Projeto de Prevenção da Ambliopia, no âmbito do Protocolo de Colaboração celebrado entre o Município e o Hospital de Braga.

capa

 

A ambliopia, conhecida como “olho preguiçoso”, é uma doença exclusiva da infância e apenas tratável nesta faixa etária (até aos 5 anos).
Neste sentido, são objetivos do Projeto Pimpolho realizar uma avaliação oftalmológica a todas as crianças entre os 3 e 4 anos que frequentem os estabelecimentos de ensino público e privado da área do Município de Terras de Bouro e sinalizar todas as crianças com ambliopia ou fatores de risco ambliogénicos. O Hospital de Braga recebe as crianças nas instalações do Serviço de Oftalmologia, sendo a avaliação clínica de despiste da Ambliopia supervisionada por Médicos Oftalmologistas.

No corrente ano, o Projeto Pimpolho tem como destinatários todas as crianças nascidas no ano 2013, tendo-se realizado no dia 22 de novembro a primeira consulta, na qual participaram 9 crianças. Encontra-se já agendada a próxima deslocação ao Hospital de Braga, que acontecerá no dia 13 de dezembro.

Logo PIMPOLHO 1

 

 

© Câmara Municipal de Terras de Bouro 2015, Todos os direitos reservados.

Praça do Município - Moimenta, 4840-100 Terras de Bouro | Telefone 253 350010 | Fax 253 351894 | geral@cm-terrasdebouro.pt

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação