Esclarecimento sobre duas notícias falsas no jornal “O Amarense” do mês de fevereiro de 2017

No recente número do mês de fevereiro do jornal “O Amarense” surgem duas notícias falsas: a primeira diz respeito á divida do Município a 30 de junho de 2016, que era de 3,3 milhões de euros (uma redução de perto de 50% em relação à dívida total herdada pelo atual executivo) e não de 11,5 milhões, como refere a notícia. O jornalista confundiu dívida com capacidade de endividamento.

Outra notícia que não está correta diz respeito às taxas de execução orçamental do Município de Terras de Bouro. As taxas referidas na notícia dizem respeito à execução do primeiro semestre de 2016, facto que não é referido na notícia. Ora, se no primeiro semestre as taxas de execução orçamental rondam os 50%, a perspetiva de execução orçamental no final do ano de 2016 superará os 90%, o que é manifestamente positivo.

De facto, podemos adiantar que as taxas de execução orçamental do Município de Terras de Bouro ao longo de todo o ano de 2016 se situam em 93,3 % na receita e 93,4% na despesa.

Por último, é estranho, sem rigor jornalístico e sem qualquer oportunidade temporal, que dados relativos ao primeiro semestre de 2016, apresentados na Assembleia Municipal de Terras de Bouro, na sessão de setembro de 2016, só agora mereçam tratamento jornalístico (quatro meses depois!...) e ainda por cima de uma forma adulterada e falsa. O relatório do Revisor Oficial de Contas do primeiro semestre de 2016 é claramente favorável ao desempenho financeiro do Município. 

Fica a dúvida sobre qual a verdadeira intenção do jornal em causa.

É certo que a edição online do jornal já apresentou um esclarecimento sobre esta matéria, mas isso não basta perante notícias impressas e postas as circular. 

 

O Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Joaquim José Cracel Viana

 

© Câmara Municipal de Terras de Bouro 2015, Todos os direitos reservados.

Praça do Município - Moimenta, 4840-100 Terras de Bouro | Telefone 253 350010 | Fax 253 351894 | geral@cm-terrasdebouro.pt

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação