A campanha audiovisual “CIM do Cávado” constituída por 7 filmes (inclui filmes individuais sobre os 6 municípios da NUT III Cávado: Terras de Bouro, Amares, Barcelos, Braga, Esposende e Vila Verde) ganhou o prémio especial de Melhor Filme da Região Porto e Norte de Portugal no Festival Art&Tur, evento que decorreu entre os dias 19 a 22 Outubro. Este prémio é uma das mais importantes distinções da competição nacional do festival.
Todos os filmes da campanha audiovisual tem tido grande sucesso nas redes sociais e os 7 filmes em conjunto registaram um total de mais 800.000 visualizações e mais de 25.000 partilhas no Facebook.
Num registo visual dinâmico, os filmes relevam o património material e imaterial dos 6 municípios, incluindo sítios emblemáticos, assim como outros sítios do Vale do Cávado, incluindo o Parque Nacional de Peneda Gerês, os Santuários, Basílicas, Mosteiros e Igrejas de cada concelho, até momentos festivos de grande relevo como a Feira Mostra de S. Martinho, o São João de Braga, a Festa das Cruzes, Festa das Colheitas, Festas de Santo António de Amares e Vila Verde, entre outros.
A campanha audiovisual foi encomendada pela CIM do Cávado, no âmbito da sua capacitação institucional e foi produzida e realizada por Martin Dale, gerente da produtora independente, Sombra Chinesa Lda, que é também docente de Audiovisual e Multimedia do Curso de Ciências de Comunicação, da Universidade do Minho.
A equipa técnica envolvida no projeto também incluiu João Braga e Os Fredericos - The Movie Makers. Com um recorde de 301 filmes inscritos e com a presença de 52 países, esta 9ª edição do ART&TUR recebeu os maiores talentos de cinema associado ao turismo.
Com a duração de cerca de três minutos, cada filme mostra a singularidade das paisagens, as gentes e suas tradições, bem como o melhor do património construído de cada concelho.
Os vídeos podem ser vistos em:
www.facebook.com/cimcavado https://www.youtube.com/channel/UCcWUHxrGGCCUz4n835o-Blw.