Santuário de S.Bento

Terras de Bouro tem um importantíssimo centro religioso, com centenas de anos de tradição – S. Bento da Porta Aberta. O culto originou-se com a construção de uma pequena Ermida no ano de 1614. Como era normal naquela época, esta capela tinha um pequeno alpendre e as portas sempre abertas, pelo que servia de abrigo a todos os que passavam.

s-bento

Basílica de S. Bento da Porta Aberta

s-bento2

Basílica de S. Bento da Porta Aberta

Com o crescimento do culto, houve a necessidade de ampliar essa construção, sendo erguido então o templo a S. Bento, numa obra que durou 15 anos, de 1880 a 1895. Importantes alterações foram feitas, tais como a colocação de um retábulo de talha doirada a ouro brunido, bem como a colocação de painéis de azulejos, pintados por Querubim Lapa, que retratam passagens da vida do santo e dos quais se destacam:

Painel 1 – Durante 3 anos S. Bento, viveu numa gruta, isolado, a 60 km de Roma, em meditação e oração, este painel retrata o monge Romão a dar um pouco de comida ao santo.

Painel 2 – É através da oração e do sacrifício que S. Bento ultrapassa todas as tentações terrenas.

Painel 3 – Este painel retrata o  episódio da foice perdida no lago que foi recuperado por S. Bento;

Painel 4 – Este painel demonstra-nos dois episódios: o pão envenenado e o corvo e ainda a história de uma pedra que só foi possível remover do local onde estava com a intervenção do santo.

Painel 5 – Representa um encontro entre Tólio (rei dos Ostrogodos) e S. Bento.

Com o crescente que o culto continuou a ter, em 1998 foi inaugurada uma nova cripta muito mais ampla, construída ao lado do templo do séc. XIX, obra do arquiteto Luís Cunha.

No mês de Abril, de 2015, foi concedido o título de Basílica, pela Santa sé, ao Santuário do S. Bento. Esse título é concedido a algumas igrejas, pela sua antiguidade ou por serem grandes centros de devoção e de peregrinações.