Caminho do Formigueiro | Abadia - S. Bento

"Sobem a encosta da montanha até ao alto o Formigueiro e não desanimam, embora vítimas de um aleijão...”

mapaPartindo da Abadia, logo à saída encontram a Gruta da aparição e mais acima as duas últimas capelas rectangulares da Via - Sacra. Subindo a montanha, chegam a mapaSanta Isabel do Monte. Atravessada a estrada, caminham em direcção ao Formigueiro, onde, em 1920, foi encontrada aImagem de S. Bento, que tinha desaparecido do Santuário. Continuando o seu percurso, entram no Santuário de S. Bento, pelo lado do Parque.

Outros peregrinos visitam primeiro S. Bento e fazem o caminho inverso.

Depois de fazerem romaria, despedem-se cantando:

"Perdoai, ó S. Bentinho
Que nós vamos p'rá Abadia
Para o ano, cá tornamos
Quando for o vosso dia"

Depois de subirem o monte até ao Formigueiro, apesar do cansaço vão cantando:

"S. Bento, meu S. Bentinho,
Sarai-me a perna quebrada
Que para além do Formigueiro
Eu tenho de ir de Jornada."

Tinham os de cada região um roteiro certo e invariável, e das terras distantes era quase sempre a jornada feita de noite, por causa do calor. Juntavam-se os peregrinos em ranchadas, caminhavam descalços ou de alparcatas, e lá iam alegres e prazenteiros".

Confraria de São Bento da Porta Aberta
Tel. 253 390 180 Fax.: 253 390 181