Turismo Religioso

A religião acompanha o homem desde o início da sua criação e é a forma do mesmo manifestar o seu respeito e agradecimento pela vida ao Ser criador do Universo.

A religião cristã dá extrema importância às atividades conjuntas e da comunidade, por esse motivo adveio a necessidade de construção de igrejas e templos para albergarem a comunidade nas atividades religiosas. Também dessa expressão comum são exemplo as festas e romarias dedicadas aos santos populares que se celebram quase em todas as comunidades e freguesias.

No concelho de Terras de Bouro existem inúmeras igrejas, cada freguesia tem a sua igreja paroquial, inúmeras capelas e diversas manifestações arquitetónicas, intrínsecas à religiosidade popular, como os nichos e alminhas.

O Turismo religioso que tem como principal motivação a fé do homem e a sua intenção de participação nas celebrações dos cultos aos santos. No concelho de Terras de Bouro a maior expressão religiosa existente é o culto a S. Bentinho da Porta Aberta e é considerado o segundo maior centro de peregrinações em Portugal, logo depois de Fátima.