MUSEU DA GEIRA

Inserido no Núcleo Museológico, o Museu da Geira foi edificado e raiz e inaugurado em junho de 2013, tendo como programa museográfico a abordagem das técnicas de construção das Vias Romana, bem como os transportes utilizados na época. O concelho de Terras de Bouro preserva atualmente, um percurso com a extensão de 30 quilómetros desta antiga via.
O museu está estruturado em quatro salas temáticas, um auditório e gabinetes para estudos arqueológicos. A primeira sala debruça-se sobre o planeamento e a análise topográfica da via romana da Geira; a segunda ilustra os métodos de construção, dando a conhecer os processos de extração das pedras e de edificação das vias e as pontes; a terceira intitula-se Viajar na geira e dá a conhecer o espólio romano de restaurantes, hotéis, termas, mercados e postos de combustíveis; por fim, a quarta sala está reservada à paisagem e mostra a sua evolução desde a idade do ferro à idade romana. Através de uma tábua cronológica, o visitante pode ainda fazer uma viagem de 2000 anos pela geira romana.
Por ser um ponto central do traçado da Via Nova em Terras de Bouro, bem como por oferecer informações sobre a Geira interpretações históricas, sugere-se aos visitantes, que antes de caminharem na Via, visitem este museu.

- Folheto Museu da Geira (pdf)

- https://www.facebook.com/MuseuDaGeira

MusGeira