Património Arquitetónico

O concelho de Terras de Bouro ostenta um conjunto variado de construções arquitectónicas e vestígios elementares, conexas ou independentes, que remontam a diferentes épocas temporais e revelam características de origem erudita ou popular.

A arquitectura de cariz rural representa a natureza do saber e do saber-fazer da época da sua feitura que, na generalidade, transmitem um nobre e autêntico valor.

As construções rurais, como a sequeira, o espigueiro, a eira, os moinhos-de-água, as fontes, os relógios de sol e os pombais, bem como o conjunto diversificado de nichos religiosos (igrejas, capelas e as alminhas), constituem a identidade cultural desta região.

Nas paisagens serranas sobressai os fojos do lobo, as silhas, os fornos de carvão, (furnas), os currais e as cabanas de pastores, que manifestam utilidade às vivências dos habitantes que povoaram os maciços do Gerês e Amarela.

Os pontões, pontes e poldras são pequenas construções, geralmente em granito, que têm uma componente de grande utilidade, permitindo a travessia do rio, ribeiro e pequenos afluentes. Outrora, estas infra-estruturas permitiram a circulação de pessoas, de animais e de mercadorias em veículos de tracção animal.

Espigueiros

Os espigueiros são parte integrante das quintas e das casas de lavoura, servindo de arrecadação e conservação de espigas de milho e outros cereais. Estas estruturas arquitectónicas adornam as casas e as eiras com a sua esmerada obra em granito e madeiramento. Por sua vez, denunciam um pragmatismo popular, com um padrão funcional de grande utilidade para as populações agrícolas, favorecendo a secagem, a conservação dos cereais, protegendo-os do ataque dos animais roedores, por outro lado revelam um valor artístico, com a sua delicadeza morfológica.

espigueiro

Espigueiro