Turismo

Terras de Bouro, tal como a sua orografia manda, tem paisagens de cortar a respiração! O verde da vegetação e o azul das albufeiras predominam. Os socalcos, as aldeias graníticas de Cutelo, Brufe, Santa Isabel e Ermida, os animais que se distribuem na paisagem e as nossas gentes, são pontos fulcrais para que o foco da objetiva tenha que estar sempre a postos, quando se visita o concelho!

O seu património natural é riquíssimo, por esse motivo, a Serra do Gerês, integra a sua área no único Parque Nacional existente em Portugal – o PNPG – e, aqui, bem no centro do parque, encontra-se a Mata da Albergaria que abriga espécies de fauna e flora de grande valor, sendo assim considerada como representativa da floresta primitiva.

Do seu património arquitetónico e arqueológico, ligado ao “modus vivendi” das populações e a determinadas épocas mais aguerridas da história nacional, encontramos variados exemplos e vestígios como os fojos do lobo, as silhas dos ursos, a trincheira do Campo, as pontes, as Casarotas, os moinhos, as furnas, o castelo de Bouro ou de Covide e, ainda da época romana, encontra-se, muito bem preservado, o troço da via denominada Geira, com os seus inúmeros marcos miliários. De tempos ancestrais, encontramos vestígios como as mamoas que terão sido monumentos funerários, o Monte Castro e a Calcedónia que terão sido povoados fortificados.

No seu território encontram-se duas estâncias termais, a da vila do Gerês, histórico polo de desenvolvimento turístico, adequado para quem tem problemas de fígado e vesícula e as Termas da Moimenta, com uma história recente, mas com comprovada eficácia para problemas respiratórios, reumatismais e de pele.

O Santuário de S. Bento da Porta Aberta traz inúmeros romeiros e fiéis ao concelho que abundam, principalmente, durante a semana das suas festividades, em meados do mês de Agosto.

No núcleo museológico do Campo do Gerês encontram-se retratos da histórica aldeia submersa de Vilarinho da Furna, uma exposição permanente cujos quadros representam a “História da Terra”, “História da Chuva”, “O Bosque”, a “Ocupação da Montanha” e o Museu da Geira (via Romana).

Todo este importante património poderá ser fruído por quem quiser calcorrear os inúmeros trilhos sinalizados que se encontram distribuídos por todo o concelho. Uns mais fáceis, outros com maior grau de dificuldade, mas todos com grandes paisagens e história!

Com uma vasta oferta de hotéis e restaurantes de qualidade, Terras de Bouro possui ótimos recursos que se encontram à espera do turista mais exigente e amante da natureza!

Visite o concelho de Terras de Bouro e não se esqueça da máquina fotográfica para assim registar momentos inesquecíveis!