Trincheira do Campo

Nas proximidades da milha XXIX avultam vestígios indeléveis da trincheira do Campo que, desde a Idade Média, serviu de defesa da raia portuguesa nas invasões hostis.

Segundo as Inquirições de 1258, o povo de Campo do Gerês tinha por obrigação defender a Portela do Homem. Esta obrigação manteve-se ao longo dos séculos, tendo este povo serrano resistido com sucesso a todos os assomos dos povos invasores, devido sobretudo à sua coragem rude e indómita, mas também à excepcional configuração geográfica do território.

trincheira

Nas proximidades da Trincheira do Campo encontram-se restos de uma estrutura identificada como a Casa das Peças. Referente a estas identificações, o abade Custódio José Leite refere que “nam hé freguesia murada, tem sim hum muro na casa da Guarda chamado o Corpo da mesma Guarda, e outros lhe dão o nome de trincheira, reparado há pouco tempo e este he o lugar onde os concelhos de Terras de Bouro, Santa Martha de Bouro, Couto do Souto fazem o seu corpo de guarda. Não tem torres, nem castellos, porém próximo ao dito muro distancia de meyo quarto de legoa se achão penhas de bravos penedos tam fortíssimos e inexpugnáveis à maior violencia dos inimigos e logo ao pé da mesma trincheira está huma casa que serve de recolhimmento aos que guardão a passage...”

A sede das concentrações para a defesa era a freguesia de S. João do campo, em cujo termo, no sítio conhecido por Casa da Guarda, existiu em tempos uma trincheira com cento e vinte metros de comprimento, um metro de espessura e pouco mais de altura, construída no tempo de D. João I e reparada nos de D. João IV e D. João VI, e junto dela duas pequenas casas para abrigo das sentinelas do concelho de Terras de Bouro, e dos antigos concelhos de Santa Marta e do couto do Souto.