Casa das Peças

Nas proximidades da Trincheira do Campo encontram-se restos de uma estrutura identificada como a Casa das Peças. Referente a estas identificações, o abade Custódio José Leite refere que “nam hé freguesia murada, tem sim hum muro na casa da Guarda chamado o Corpo da mesma Guarda, e outros lhe dão o nome de trincheira, reparado há pouco tempo e este he o lugar onde os concelhos de Terras de Bouro, Santa Martha de Bouro, Couto do Souto fazem o seu corpo de guarda.

Não tem torres, nem castellos, porém próximo ao dito muro distancia de meyo quarto de legoa se achão penhas de bravos penedos tam fortíssimos e inexpugnáveis à maior violencia dos inimigos e logo ao pé da mesma trincheira está huma casa que serve de recolhimmento aos que guardão a passage...”